/ Academia Baiana De Educação

Curso Introdução a Paleografia

De 8 a 12 de abril, no IGHB.

Curso Introdução a Paleografia

14/02/2019

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA BAHIA

CURSO INTRODUTÓRIO DE PALEOGRAFIA

Inscrição no link: https://www.eventbrite.com.br/e/curso-introducao-a-paleografia-tickets-56586713383

Ministrantes:

Profª Libania Silva

Historiadora. Coordena a Seção Colonial/Provincial do Arquivo Público do Estado da Bahia. Trabalha há 09 anos com gestão de acervos históricos e transcrição paleográfica de documentos.

Prof. Ms. Savio Queiroz

Mestre em História pelo programa de pós-graduação da Universidade Salgado de Oliveira, Niterói – RJ. Pesquisa uso de fontes para a produção de análises historiográficas, com experiência em paleografia e seus elementos.

Descrição: O curso pretende-se enquanto percurso introdutório aos conhecimentos sobre paleografia e diplomática no trato com a documentação histórica. Em decorrência da crescente demanda de cursos que exigem a pesquisa e leitura de documentos manuscritos, o curso propõe uma franca e objetiva abordagem interdisciplinar prática e metodológica sobre a escrita e leitura de documentos produzidos entre os séculos XVI e XIX, com enfoque nas practices da ciência histórica.

Carga horária: 20 horas, divididas em 5 dias, de 8 a 10 de abril de 2019.

Ementa:

A escrita: surgimento

A herança ibérica na escrita

Transformações da escrita no Brasil

Arquivística: introdução, idades documentais

Manuseio de documentos

Paleografia e Diplomática: introdução

Técnica paleográfica: metodologia e desafios

Tipos de escrita, abreviaturas e convenções

Oficinas de leitura e transcrição

Objetivo:

Compreender os processos da produção escrita no Brasil

Conhecer idades documentais e estruturas básicas de organização de acervos

Entender a paleografia e suas metodologias

Desenvolver as ações de leitura e transcrição de documentos manuscritos produzidos entre os séculos XVI e XIX

Conteúdo:

Introdução: História, Conceitos e usos da paleografia e da diplomática;

Escritas Antigas: Especificidades, especialidades e escrita;

Tipologias caligráficas: A escrita na Península Ibérica

O trato com os documentos manuscritos;

Elementos Cruciais: Identificação de abreviaturas, termos, símbolos e sinais gráficos: coleções.

Suportes diversos: fotocópias, microfilmes, imagens digitalizadas;

A transcrição do manuscrito: teorias e métodos;

Exercício de transcrição de textos 1: peculiaridades da escrita à mão, dos suportes, instrumentos e tintas;

Exercício de transcrição de textos 2: leitura, transcrição e formatação dos documentos;

Exercício de transcrição de textos 3: os tipos documentais;

Bibliografia:

BERWANGER, Ana Regina; LEAL, EuripedesFranklin. Noções de Paleografia edeDiplomática. Santa Maria: EditoraUFSM, 2008.

LOSE, AlíciaDuhá. Edições de documentos históricos: a quem interessam? A quem se destinam?. REVISTA DA ABRALIN , v. 16, p. 71-86, 2017.

ROMAN, Blanco. Estudos Paleográficos. São Paulo: Laserprint, 1987.

QUEIROZ, Rita de Cássia Ribeiro de. Manuscritos baianos dos séculos XVIII ao XX: livros de notas de escrituras. v. 1. Feira de Santana, BA: UEFS, 2007.

FLEXOR, Maria Helena Ochi. Abreviaturas de Manuscritos dos Séculos XVI ao XX. In: Paleografia e suas interfaces. 1ed.Salvador: Edufba e Memória e Arte, 2018.

LOSE, ALÍCIA DUHÁ ; SOUZA, A. S. (Org.). Paleografia e suas interfaces. 1ed.Salvador: Edufba e Memória e Arte, 2018.

MENDES, UbirajaDolácio. Noções de Paleografia. Departamento do Arquivo do Estado de São Paulo, Secretaria da Educação. São Paulo, 1953: Disponível em:http://memoria.org.br/pub/meb000000183/noesdepaleografi1953ubir/noesdepaleografi1953ubir.pdf