/ Academia Baiana De Educação

IGHB promove seminário dedicado aos Personagens da Guerra pela Independência do Brasil

11 a 13 de junho, a partir das 14h30.

04/06/2019

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove, de 11 a 13 de junho, a partir das 14h30, o I Ciclo de Palestras “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil”. O objetivo do evento é traçar um perfil histórico de personagens que tiveram papel de relevância no processo de conquista da Independência do Brasil, notadamente ligados à guerra que, na Bahia, consolidou a separação de Portugal, e culminou na epopeiado 2 de Julho de 1823.

Para esta primeira edição foram escolhidos 6(seis) personagens: Joana Angélica, João das Botas, Madeira de Mello, Ladislau Titara, General Labatut, Maria Quitéria. Os temas serão analisados por pesquisadores e estudiosos da História do 2 de Julho que irão descrever a vida e atuação de dois personagens por tarde, seguido de debate.

O seminário tem o apoio da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura do Salvador). O IGHB é uma das instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Funciona de segunda a sexta, das 13h às 18h. Informações e inscrições gratuitas no site www.ighb.org.br

CAMERATA - Uma apresentação especial da Camerata “Quarteto Novo", da Orquestra Sinfônica da Bahia, será realizada no dia 12, às 14h30, antecedendo as palestras. Os músicos André Becker (flauta transversal), Ilza Cruz (fagote), Djalma Nascimento (violoncelo) e MargaretaCichilova(viola) apresentarão arranjos de "Carinhoso" e "Yesterday", lado a lado com o famoso quarteto de Mozart "Einekleinenachtmusic" (Serenata Noturna). O quarteto é bastante conhecido pelo público em geral, fazendo com que este se aproxime mais da "Música Erudita" ou a "Música de Concerto". Dvorak, Devienne, Eilenberg e Brahms, entre outros, completam o repertório bastante variado.

Resumo das apresentações

11 de junho, das 14h30 às 17h

Sóror Joana Angélica – A mártir da Independência (Sóror do Convento da Lapa, foi assassinada por soldados portugueses por impedir o acesso deles ao Convento, onde segundo alegações, “estariam brasileiros fugitivos”).

Palestrante: Antônia da Silva Santos (professora e pesquisadora)

João das Botas - Liderou uma das embarcações que deu combate a navios portugueses. Foi protagonista das mais importantes batalhas navais na Guerra pela Independência.

Palestrante: Antonietta D'Aguiar Nunes(historiógrafa e professora)

Link de inscrição: https://www.eventbrite.com.br/e/ighb-promove-seminario-dedicado-aos-personagens-da-guerra-pela-independencia-do-brasil-tickets-62930005340?fbclid=IwAR0VpkyjPMqcK_ezlit_56X-v4V3lTdqJr-DK4zhFQ_KSnlHySsTZy9N9Ms

12 de junho, das 14h30 às 17h

Apresentação da Camerata Quarteto Novo (OSBA)

Ladislau Titara (O poeta da Independência) - Soldado e poeta, serviu as ordens do General Labatut e deixou valiosos e detalhados escritos. É autor de “Paraguassu”, Epopéia da Guerra da Independência na Bahia e da letra do Hino ao 2 de Julho.

Palestrante: Jorge Ramos (jornalista e pesquisador)

Madeira de Mello - Nomeado Governador das Armas, representou a face da opressão portuguesa do processo da Independência do Brasil.

Palestrante: Manoel Passos (historiador)

13 de junho, das 14h30 às 17h

General Labatut – Francês, serviu como Oficial no Exército de Napoleão Bonaparte. Foi contratado por Dom Pedro para organizar o Exército Brasileiro na luta que, na Bahia travava-se contra as tropas portuguesas que resistiam a Independência do Brasil. Foi deposto do comando quando faltavam poucos meses para a vitória final, em 2 de julho de 1823.

Palestrante: Major Raimundo Marins

Maria Quitéria –Heroína, teve um papel importante pois representou a adesão das baianas à luta pela Independência. Foi condecorada por D. Pedro e é uma personagem símbolo das festas do 2 de julho.

Palestrante: Profa. Msc. Tamires Conceição Costa (UFRB)