/ Academia Baiana De Educação

Festival Literário Nacional é lançado em Cajazeiras

Evento agendado de 12 a 15 de novembro, no Ginásio Poliesportivo do bairro, em Salvador.

16/09/2019 09:00

Festival Literário Nacional é lançado em Cajazeiras

Abertura do Pré Flin no Edvaldo Brandão

Foto: Paula Fróes/GOVBA

Quem foi ao Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras, na manhã deste sábado (14), teve uma amostra de como será o inédito Festival Literário Nacional (Flin), que acontece de 12 a 15 de novembro, no Ginásio Poliesportivo do bairro.  Com aulão e intervenções artísticas, a abertura do Pré-Flin foi uma prévia do evento que será realizado pelo Governo do Estado com o intuito de fortalecer e aproximar o público de assuntos que dialogam diretamente com a juventude.

Maior bairro populacional da América Latina, com mais de 600 mil habitantes, Cajazeiras foi escolhido para sediar o Festival por reunir públicos diversos, como explicou Zulu Araújo, diretor da Fundação Pedro Calmon (FPC) e coordenador do Flin e do Pré-Flin. "O pontapé inicial do Festival, que envolve doze secretarias do Estado, foi dado hoje. Cajazeiras é uma cidade dentro da cidade e merecia receber um evento totalmente focado na juventude e que vai contar com nomes como Elisa Lucinda, MV Bill e Lázaro Ramos", destacou.

De acordo com a titular da Secretaria da Cultura do Estado (Secult), Arany Santana, é uma data para ficar na história do bairro. "Hoje é um dia marcante para o Estado e para todos que fazem parte da grande comunidade que é Cajazeiras. Este evento literário coloca a juventude como protagonista, ampliando o acesso ao livro, à leitura, ao conhecimento. Tudo isso com a participação de diversas secretarias estaduais e da sociedade civil", lembrou a secretária.

Pré-Flin e Flin

O Pré-Flin vai realizar ações como cursos e aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todos os finais de semana até a realização do Festival, nas 21 escolas da rede estadual de ensino presentes em Cajazeiras. Já entre os dias 12 e 15 de novembro, as ações se intensificam no Ginásio Poliesportivo, reunindo, além de todos os participantes do Pré-Flin, grandes nomes do cenário artístico nacional.

Para Jerônimo Rodrigues, titular da Secretaria da Educação do Estado (SEC), os eventos aproximam a juventude e as famílias das escolas. "O Festival reforça a leitura, a cultura e garante que os estudantes façam o que gostam, contribuindo para a redução da evasão escolar e a repetência. O Pré-Flin e o próprio Festival reforçam a determinação do governador Rui Costa que a escola tem que ser um espaço vivo e agregador", avaliou.

Aluno do Colégio Edvaldo Brandão e poeta, Acácia Araújo é moradora de Cajazeiras desde que nasceu. "É importante a realização do festival aqui. Nosso bairro tem muitas potencialidades artísticas e os jovens precisam ter onde mostrá-las", afirmou.

Com o tema 'Diversas Literaturas & Novos Caminhos', o Festival é realizado pela Secult, via FPC, e conta com a parceria das secretarias de Administração (Saeb); Comunicação (Secom); Educação (SEC); Meio Ambiente (Sema); Saúde (Sesab); Políticas para as Mulheres (SPM); de Promoção da Igualdade Social (Sepromi); Tecnologia e Ciência (Secti) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), além da Bahiatursa e da Fundação Cultural (Funceb).

Repórter: Renata Preza.