Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3329-1016
(71) 3328-0522
Fax: (71) 3328-3168
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Academia Baiana De Educação

Concurso para jovens escritores bate recordes e supera expectativas

Estudantes de 85 municípios baianos participaram do certame.

 

Concurso para jovens escritores bate recordes e supera expectativas

1


Usada com diversas finalidades, a escrita é uma das formas de comunicação que a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBa), por intermédio da Diretoria do Livro e da Leitura (DLL), encontrou para incentivar os talentos baianos.

Assim, o Concurso para Escritores Escolares de Poesia e Redação tem alcançado os objetivos de tal maneira, que ultrapassou o esperado. Isto por que a quinta edição do Concurso envolveu os 27 Territórios de Identidade e o total de 1.216 estudantes listados, número maior do que a quarta edição, com 1.170 inscritos.

Mas, se Luís Fernando Veríssimo já dizia que escrever bem é escrever claro, o projeto estimulante da FPC, na opinião da coordenadora Larissa Kharkevitch, não torna isso apenas possível, como vai além.

"O Concurso estimula a criatividade, aprimora o senso crítico indispensável para a realização de uma cidadania plena, revela novos talentos na linguagem artística literária, formando uma nova geração de leitores e de possíveis escritores", afirma a coordenadora.

Segundo ela, os resultados alcançados demonstram o incentivo ao hábito de ler e escrever. "Isso quer dizer que ele está, efetivamente, se concretizando como uma política pública eficaz, e realizando um dos grandes objetivos da FPC: o de sensibilizar pessoas em idade escolar para a escrita criativa", reforça Larissa.

Dos 85 municípios participantes, cidades como Salvador (500) e São Francisco do Conde (181) são os destaques deste ano no número de inscritos, seguidas de Abaré (54), na Ilha de Itaparica; Ibipitanga (48), na Bacia de Paramirim; e Lapão (42), em Irecê.

O Concurso também contabiliza uma maior participação de instituições – foram quase 250 que abraçaram a iniciativa da FPC, mais do que no ano passado com 232 escolas participantes. Muitas destas instaladas a 864km de distância da capital, como o Colégio Estadual Reitor Edgard Santos, em Remanso.

Para a vice-diretora Edna Campinho, da Escola Joaquim Ignácio de Aragão Bulcão (EJIAB), uma das participantes em São Francisco do Conde, juntas, essas instituições evidenciam que a Bahia é berço de talento. "Estes concursos são importantes porque o estudante se sente valorizado e estimulado para ler e escrever, tendo a oportunidade de produzir e ser visto", comenta ela.

A Diretoria do Livro e da Leitura (DLL) da FPC tem por finalidade incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros. Esta política é desenvolvida mediante apoio a instituições e através de editais específicos; a organização de concursos literários; e a realização de campanhas que visem incentivar a leitura, sobretudo de crianças e adolescentes. A DLL participa de festas literárias pelo Estado da Bahia com o objetivo de democratizar o acesso a leitura contemplando sua diversidade de expressões manifestadas em todos os territórios de identidade.

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 – 3329-1016 / Fax: (71) 3328-3168
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com