/ Academia Baiana De Educação

Postada em: 1/10/2017 17:31:30

Desemprego atinge 13,1 milhões de brasileiros até agosto, diz IBGE

Dados mostram crescimento em relação a 2016.

Desemprego atinge 13,1 milhões de brasileiros até agosto, diz IBGE

Por Brasil Econômico | 29/09/2017 09:51

Tamanho do texto-+

Home iG  › Economia

O índice de desocupados no trimestre encerrado em agosto foi de 12,6%, menor quando comparado com o trimestre encerrado em maio deste ano

Brasil Econômico

Desemprego: indicador do IBGE apontou queda na comparação trimestral neste ano, porém os números comparados com 2016 apontam que a desocupação continua a crescer no País

shutterstock

No trimestre encerrado em agosto deste ano, o Brasil somou 13,1 milhões de brasileiros desempregados. O número representa 12,6%  da população. Em comparação com o trimestre encerrado em maio, o índice apresentou queda,  já que no período o índice de desemprego era de 13,3%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Leia também: Não operar próprias franquias leva ao fracasso, diz vice-presidente da ABF Rio

Por mais que o indicador tenha apresentado queda na comparação trimestral deste ano, em relação ao ano passado o índice de desemprego cresceu, pois no período a taxa era menor, com 11,8% da população desocupada no País.

A pesquisa Pnad identificou que a população desocupada teve queda significativa de 4,8% em relação ao trimestre encerrado em maio, quando chegou a 13,1 milhões de pessoas sem emprego. Ao se comparar com o igual período de 2016, houve alta de 9,1%, uma vez que no período 12 milhões de pessoas estavam sem emprego em todo o País.

Número de ocupado

A população ocupada, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo IBGE, chegou a 9,1 milhões, o que representa alta de 1,5%, ou seja, mais 1,4 milhão de pessoas empregadas na comparação com o mês de maio deste ano. Em relação ao igual período de 2016, a alta foi de 1%.

Segundo análise do IBGE, o aumento na população empregada no Brasil teve influência direta com o crescimento no mercado informal de trabalho, ou seja, sem registro em carteira. O número de profissionais na informalidade representou no período a metade dos 1,4 milhão de empregos gerados.

No período foram criados 286 mil postos de trabalho sem carteira assinada de maio a agosto, totalizando 10,8 milhões de pessoas. O aumento chegou a 2,7% em relação a maio e 5,4% na comparação com agosto do ano passado.