/ Academia Baiana De Educação

Postada em: 1/10/2017 17:35:57

Outubro Rosa: Sesab realiza 20 mil mamografias e cirurgias de reparação de mama

Secretaria de Saúde da Bahia informa que não é necessária solicitação médica.

Outubro Rosa: Sesab realiza 20 mil mamografias e cirurgias de reparação de mama

Secretaria de Saúde da Bahia informa que não é necessária solicitação médica.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vai realizar 20 mil mamografias no mês de outubro, durante a campanha Outubro Rosa, O objetivo é chegar a marca de 500 mil mamografias realizadas desde janeiro de 2015. As unidades de saúde, durante este período, receberá uma iluminação rosa para chamar a atenção das mulheres para o rastreamento e diagnóstico precoce do câncer de mama. Pacientes mastectomizadas por câncer de mama e que já tiveram findado o ciclo de quimioterapia serão encaminhadas ao Hospital da Mulher para a realização de consultas e, caso haja recomendação médica, realização de cirurgia reparadora. Também está prevista a realização de consultas, palestras, bem como um curso de radiologia, aula de ginástica e um motopasseio rosa. “Quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo, o que, para algumas mulheres, é como uma mutilação, ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade", afirma o secretário, Fábio Vilas-Boas.

Para fazer os exames de rastreamento do câncer de mama não é necessária a solicitação médica. A campanha atende gratuitamente mulheres de 50 a 69 anos, que precisam comparecer aos locais de exame com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, elas serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência e, quando necessário, iniciam o tratamento o quanto antes. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que na Bahia 12.900 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2017, sendo 2.760 de mama e, destes, 1.000 ocorrerão em Salvador. Quando detectado em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura.