/ Artigos

Por Francisco Viana.

A estratégia do mal

Por Francisco Viana

Quem quiser entender melhor o significado e o alcance da expressão pós- verdade, não deve deixar de ver o documentário Get me Roger Stone. Ele contribui para eleger três presidentes conservadores(Nixon, do caso Watergate, Regan e,agora, Trump). Sempre com o mesmo bordão : fazer a América grande novamente . Ele é um dos inventores das campanhas políticas modernas, cujo objetivo é vencer a qualquer preço. E do moderno Lobby de interesse. Roger é uma espécie de lenda obscura americana.

Suas armas principais são a meia verdade, a insinuação, a distorção . Foi nesse pântano que criou sua influência que continua sendo sentida. Ele não se preocupa que você o considere um pilantra . Ele quer que você pense isso.

Diz : “ A única coisa pior é nunca falarem de você. “ Ele se orgulha de ser o estrategista do mal. O príncipe das trevas, Entende que um homem não está acabado quando é derrotado , mas sim quando desiste. E ele não desiste das suas práticas por mais criticado que seja. Quem será o Roger Stone brasileiro nas próximas eleições?

Candidatos não faltam. Roger é rico, inteligente e faz história. O problema , aqui,é imitar seus laços com o conservadorismo. E conhecer a história do  Brasil. Qual a estratégia? Ser grande o Brasil nunca foi; combater o comunismo, esse filão já secou; intervenção militar? Nunca deu certo. Para onde sopra o vento conservador? Para a contrainformação, a notícia falsa , a pós -verdade ? Talvez, haja espaço nesse campo do jogo sujo. Candidatos se apresentem: até para jogar sujo é preciso conhecimento e imaginação.

* Francisco Viana é jornalista e doutor em Filosofia Política ( PUC/SP)