Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3329-1016
(71) 3328-0522
Fax: (71) 3328-3168
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Artigos

Portugal, um presente com Futuro

Por Paulo Rios de Oliveira.

 

Portugal, um presente com Futuro

por Paulo Rios de Oliveira

Portugal, um presente com Futuro
Foto: Divulgação

A comunidade brasileira em Portugal não pára de crescer. Atualmente, são mais de 150 000 os brasileiros que procuraram em Portugal um rumo alternativo para as suas Vidas e um Futuro para os seus filhos sendo, aliás, a maior comunidade estrangeira em terras lusas.

 

Portugal é um orgulhoso país europeu, com apenas dez milhões de cidadãos e que enfrenta ainda hoje grandes desafios, após anos difíceis de irresponsabilidade financeira de alguns dos nossos principais governantes. Como português, como político e como deputado, olho para este fluxo de brasileiros com expetativa e otimismo. E os brasileiros são bem-vindos ao nosso país.

 

Mas, afinal, o que oferece Portugal de tão diferente, que leva milhares e milhares de brasileiros a deixar para trás o Brasil que nos apaixona?

 

Nas muitas conversas que mantenho com brasileiros, percebo bem os fatores que impactam mais a quem chega a Lisboa ou ao Porto, ao Algarve ou a Braga. À frente de todos temos a segurança! Portugal é hoje um dos mais seguros países do mundo, o que é confirmado pelos estudos e organizações internacionais. Lentamente, muito lentamente, os meus amigos brasileiros deixam de viver assustados, de “olhar por cima do ombro”, atender celular na rua, entrar no automóvel a correndo, enfim, toda a ansiedade horrível que pesa sobre as pessoas começa a desaparecer e parece que o mundo fica mais leve… e brasileiras são as estrangeiras que têm mais filhos em Portugal.

 

Igualmente se destaca a qualidade das escolas, universidades e do ensino em Portugal, a que juntamos um sistema de saúde público e privado de enorme qualidade, quando comparado com o sistema público em algumas regiões do Brasil.

 

Se juntarmos a estes fatores a simplicidade da língua ser a portuguesa, a culinária variada e acessível (com crescente influência brasileira), a facilidade e rapidez de deslocação (basta recordar que, de um extremo de Portugal ao outro, são apenas 700 kms, que se percorrem em 6 horas de automóvel, em estradas consideradas exemplares) percebemos melhor o que encanta quem nos visita ou se instala deste lado do oceano atlântico.

 

Ainda, as oportunidades de lançamento e criação de novas empresas (o que se pode concretizar em menos de 24 horas) e os empregos qualificados existem pois, a taxa de desemprego, embora seja baixa, continua a mostrar necessidades que esperam por candidatos ambiciosos.

 

Portugal é ótima solução para estudar, viver ou curtir aposentadoria.

 

Mas, então, Portugal é o paraíso? Não, não mesmo!

 

Portugal é um pequeno país, onde não há emprego para todos e oportunidades para todos. O custo de vida é caro, o que se reflete no aluguer de casa, no preço da gasolina, dos transportes ou da alimentação.

 

Ao longo dos anos a comunidade brasileira ficou conhecida e marcada por empregos menos qualificados (nomeadamente na hotelaria e restauração) e, só agora, com a chegada de muitos currículos qualificados essa visão está a mudar.

 

Os serviços ligados ao acompanhamento, residência e fixação de estrangeiros são lentos, burocráticos e pouco flexíveis.

 

E Portugal não tem o resto…. o tamanho imenso, a música, o samba o forró ou carimbó, o clima, o sorriso no rosto, o otimismo contagiante, o carnaval verdadeiro e até dizem que Deus é brasileiro!

 

Casado com brasileira e apaixonado pelo Brasil, me recuso a criticar ou desvalorizar a vossa Pátria Amada.

 

Mas termino com algo que ouvi e que explica com fidelidade porque Portugal atrai tanto brasileiro…

 

É que o Brasil é bom, mas no final é mau.

 

E Portugal é mau, mas no final é bom.

 

*Paulo Rios de Oliveira é advogado e deputado do Parlamento de Portugal

 

Fonte: Bahia Notícias

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 – 3329-1016 / Fax: (71) 3328-3168
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com