/ Datas Comemorativas

Dia do Comediante

Data do evento: 26/02

Profissão antiga que nasceu na Grécia, séculos antes de Cristo

Dia 26 de fevereiro é a data em que se comemora o Dia do Comediante no Brasil, profissão antiga que nasceu na Grécia Antiga, séculos antes de Cristo,  junto ao surgimento do teatro. Talvez um dos símbolos mais famosos dessa arte sejam as máscaras da tragédia e da comédia. No início, comédia era toda história que tinha um final feliz. O objetivo ali era a diversão, e não necessariamente fazer o público rir. Já a tragédia – hoje conhecida principalmente como drama – tinha o foco em finais tristes de histórias épicas. O público e sua representação também eram diferentes nos gêneros. A comédia se dedicava a personagens cotidianos: os homens comuns da polis grega. Já a tragédia se dedicava aos heróis: homens ‘superiores’.

A profissão foi evoluindo, os tipos de público e de espaço foram mudando. Nos nossos dias, o tipo mais comum de comediante são os que se dedicam aos chamados stand-ups. São os comediantes que escreve textos, geralmente monólogos, regidos por um determinado tema, que traz uma sequência de comentários e pequenas encenações.

Alguns grandes comediantes brasileiros: Chico Anysio, Grande Otelo, Ronald Golias, Jô Soares, Dercy Gonçalves, Mazzaropi.

Veja um trecho do filme do Mazzaropi: Um caipira em Bariloche