Postada em: 4/6/2018

Junho Lilás em cartões postais de Salvador iluminados

Campanha é promovida pela Apae Salvador.

Cartões postais de Salvador ganham iluminação especial pelo Junho Lilás

Foto: Ulisses Dumas

Arena Fonte Nova e Elevador Lacerda entram na campanha de atenção para a importância do Teste do Pezinho, realizado pela Apae Salvador

A Apae Salvador, instituição credenciada pelo Ministério da Saúde como o único Serviço de Referência em Triagem Neonatal na Bahia, lança campanha do Junho Lilás para chamar atenção sobre a importância do teste do pezinho. No dia 6 de junho, dois cartões postais de Salvador, a Arena Fonte Nova e o Elevador Lacerda, entram na campanha e ganham iluminação especial para marcar a data. O teste do pezinho permite a detecção de sete doenças pelo SUS com apenas algumas gotinhas de sangue. A maioria das doenças investigadas pelo teste do pezinho são assintomáticas no período neonatal (0 a 28 dias de vida) e podem levar a deficiência mental ou afetar gravemente a saúde da criança. Tratadas a tempo, a chance de que a doença não leve a sequelas é muito grande, melhorando assim a qualidade de vida dos casos confirmados e tratados. Vale lembrar que além de colher o sangue para fazer os exames, os pais devem pegar o laudo com os resultados e apresenta-lo ao pediatra ou enfermeira do posto. Em 2017, mais de 178 mil crianças foram triadas em todo o Estado da Bahia. Além do desafio de fazer com que todos os bebês façam o teste do pezinho, a campanha Junho Lilás alerta para a importância de esse exame ser feito no período ideal, ou seja, entre o 3º ao 5º dia após o nascimento. Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Doenças Falciformes e outras Hemoglobinopatias, Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência de Biotinidase e Aminoacidopatias são as doenças detectadas pelo exame feito pelo SUS. Apenas 47% dos bebês de 2017 fizeram o exame no período ideal. A coleta do Teste do Pezinho pode ser realizada pelo SUS em um dos 4 mil postos de saúde distribuídos em todo o Estado da Bahia ou na APAE Salvador (Alameda Verona, 32 – Pituba). Além das sete doenças cobertas pelo SUS, a APAE Salvador também realiza a triagem neonatal para demais doenças por convênio ou particular. A APAE realiza o exame dos bebes, a confirmação dos casos e o tratamento adequado quando existe alteração.