Postada em: 7/6/2018

Santo Antônio comandou a festa na Fundação JFC

Coral regido pelo maestro Keiler Rêgo ditou o ritmo na noite de quarta, 6 de junho.

Santo Antônio comandou a festa na Fundação JFC

A Fundação João Fernandes da Cunha foi o sexto ponto de parada do Oratório de Santo Antônio na noite de quarta-feira, 6 de junho, que agitou o público presente no Largo do Campo Grande. O coral do maestro Keiler Rêgo fez uma bela apresentação e durante 13 dias (Trezena) levará o espetáculo de celebração religiosa e festiva a outros locais de Salvador e Lauro de Freitas.

A programação teve ainda o lançamento do livro “SANTO ANTÔNIO CONTRA O MUNDO”, de autoria de Dionísio Pedro de Alcântara Lisboa, que proferiu palestra sobre o tema. E, na oportunidade, também foi lembrado o aniversário do médico Silvoney Sales, presidente da instituição que nasceu no dia 6 de junho e comemorou 69 anos.

A vice-presidente da Fundação JFC e anfitriã do evento, Zenaide Sento-Sé Fernandes da Cunha Almeida, lembrou que por onde passa, o Oratório arrebata grande público. E, no caso de ontem não foi diferente: os ouvintes tiveram que se espalhar para além do auditório em razão do grande número de pessoas interessadas em acompanhar a interpretação dos coralistas.

O repertório do coral, formado por vozes de diversos bairros de Salvador, se baseia em cantos da Trezena de Santo Antônio. Algumas das canções  receberam arranjos baseados em elementos da música junina e são de domínio público, como Glorioso, Divina Luz, Ladainha e Salve, Oh Antônio. Há ainda duas músicas de autoria do próprio maestro, Oração do Fiel e Milagroso É (parceria com Zezão Castro), e Que Seria de Mim (composta por J. Veloso).

Tradição secular, o maestro vê renovação do público na trezena dedicada ao santo. "Não é um ritual apenas comemorativo. É um culto aos ancestrais, hora de agradecer aos antepassados". Nas apresentações, além de música, há interpretação em que solistas dão vida a personagens: um franciscano, uma sambadeira, uma moça casamenteira e Irmã Dulce.

Foto de Gilberto Silva.