Postada em: 25/8/2018

Inscrições abertas para o curso História da Arte Sacra na Bahia

Período: 24 a 28 de setembro, das 14h às 18h.

Inscrições abertas para o curso História da Arte Sacra na Bahia

16/08/2018

CURSO HISTÓRIA DA ARTE SACRA NA BAHIA

Período: 24 a 28 de setembro, das 14h às 18h

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Instrutora: Profa. Dra. Maria Helena O. Flexor

Desde o início de suas pesquisas, Maria Helena Flexor dedicou-se a buscar fundamentar seus estudos em documentação manuscrita, impressa e iconográfica, sobreviventes em arquivos ou museus, edifícios religiosos baianos, nacionais e portugueses, buscando desfazer equívocos ou estórias derivadas do imaginário de outros autores ou do folclore que o imaginário popular agregou à Arte Sacra, baiana e brasileira. É consenso que a Arte Sacra baiana teve influências europeias, através de Portugal, entretanto, na historiografia europeia se nota a ausência de citações sobre a arte sacra das Américas, bem como, nos estudos brasileiros, tampouco se estabelecem laços mais profundos com a arte sacra europeia, especialmente quanto às suas origens comuns, no caso, a Contrarreforma Católica do século XVI.

A docente, que propõe o Curso de História da Arte Sacra na Bahia, desde o início de sua carreira, dedicou-se ao ensino de História da Arte, tanto no Curso de História da UCSal, quanto no Curso de Arquitetura da UFBA. Ingressou, por concurso, na Escola de Belas Artes da mesma Universidade. Continuou a colaborar, em pesquisa, no Centro de Estudos da Arquitetura na Bahia, e se dedicou à pesquisas de História Urbana, razão pela qual foi convidada para colaborar no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, na UCSal. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo dessa mesma Universidade.

P R O G R A M A

Artistas e oficiais mecânicos, historiografia da arte sacra, autorias e atribuições

Concilio de Trento e as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia: Arquitetura e mobiliário

Pintura, autorias, restauros e normas canônicas, hagiografia das ordens religiosas