Postada em: 28/9/2018

Conferência: "a vida da princesa Teresa Cristina"

Evento ocorre no dia 16 de outubro

Conferência destaca a vida de Teresa Cristina di Borbone - a Princesa Napolitana Imperatriz do Brasil

25/09/2018

"Teresa Cristina di Borbone - a Princesa Napolitana Imperatriz do Brasil" é tema da conferência que a escritora Antonella Rita Roscilli, fará dia 16 de outubro, às 17h, na sede do IGHB. O encontro será seguido da exibição do documentário "Teresa Cristina: Imperatriz Arqueóloga".

O evento visa homenagear Teresa Cristina di Borbone, princesa das Duas Sicilias, esposa de dom Pedro II e que virou Imperatriz do Brasil. A pesquisadora italiana reconstrói a história da vida dela a partir da infância na cidade de Napoli, a chegada no Rio de Janeiro, o amargo exílio em 1889 até o falecimento dela.

Serão evidenciadas cartas e notas de jornais napolitanos da época, as atividades que a Imperatriz desenvolveu, o amor para a nova pátria e a arqueologia.

Haverá exibição de fotografias das peças que hoje em dia estão guardadas no Museo de Capodimonte e Museo Arqueologico de Napoli (fotografias italianas de autoria da senhora Simone Conradt), além de fotografias do Museu Nacional do Rio de Janeiro que, graças a doação de Teresa Cristina e dom Pedro II, antes do trágico incêndio deste ano de 2018, guardava o maior acervo da América do Sul, com peças greco-romanas e etruscas. Será esta uma maneira também para homenagear a memória de Nello Avella professor italiano da Universidade Tor Vergata-Roma, que com tanto amor e profissionalismo se dedicou a pesquisar sobre a notável Imperatriz de origem napolitana.

A seguir será exibido um documentário realizado em 2016 no Museu Nacional UFRJ, na Quinta da Boa Vista, quando uma exposição inédita apresentou parte do acervo arqueológico da Imperatriz Teresa Cristina

Sobre a conferencista Antonella Rita Roscilli: Membro Correspondente do IGHB

Escritora, pesquisadora, jornalista e tradutora, há décadas vem se dedicando à divulgação da cultura brasileira e lusófona em geral na Europa, fazendo um intercâmbio cultural entre os Países. Na Itália é Diretora responsável de "Sarapegbe” Revista bilíngüe de Diálogo Intercultural. Ajudou a criar o "Primeiro Acervo de Obras de Literatura brasileira clássica e contemporânea", bilíngüe em Roma e Massafra. Biografa de Zélia Gattai, publicou várias obras sobre a memorialista de origem italiana. Traduziu para o italiano textos de autores quais Carlos Nejar, Sergio Rouanet, Myriam Fraga, Mia Couto, José Carlos Capinan, Florisvaldo Mattos, Aleilton Fonseca, Raul de Taunay, Jorge Amado e Zélia Gattai. Publicou artigos em várias revistas entre as quais "Latitudes: Cahiers Lusophones" em Paris. Trabalhou por muitos anos na Rai-Radiotelevisione Italiana, onde impulsionou a realização do primeiro documentário italiano sobre a vida de Jorge Amado. E' Mestre em Cultura e Sociedade e doutoranda pela Ufba. Membro correspondente da Academia de Letras da Bahia.