Postada em: 19/10/2018

Pagamento do PIS/Pasep para nascidos em outubro

Saques estão disponíveis até junho de 2019.

Começa hoje pagamento de abono do PIS/Pasep para nascidos em outubro

Por Brasil Econômico | 18/10/2018 11:50

Saques estão disponíveis até junho de 2019; ao todo, mais de 22 milhões de brasileiros devem ser beneficiados pelos abonos do PIS/Pasesp 2018-2019

Trabalhadores nascidos em outubro e com inscrição com final 3 tem direito a retirar o abono salarial do PIS/Pasep a partir de hoje (18)

A partir desta quinta-feira (18), trabalhadores da iniciativa privada inscritos no Programa de Integração Social (PIS) e servidores públicos com cadastro no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) já podem sacar o pagamento do abono salarial referente ao ano-base de 2017.

Leia também: PIS/Pasep: saiba como consultar o saldo com reajuste dos fundos pela internet

Para os empregados que tem direito ao PIS, os pagamentos são destinados aos nascidos em outubro e são efetuados através da Caixa Econômica Federal. Segundo a instituição financeira, os valores de abono salarial ficarão entre R$ 80 e R$ 954, conforme o tempo de trabalho realizado durante o ano passado.

Cerca de 1,8 milhão de trabalhadores nascidos deste mês receberão o benefício da caixa, que reservou R$ 1,3 bilhão para realizar os pagamentos. Ao todo, desde julho de 2018, quando o calendário de pagamentos começou, até 28 de junho de 2019, data marcada para o término dos saques, serão disponibilizados R$ 16,3 bilhões para mais de 22,3 milhões de beneficiários.

Os clientes do banco, que são titulares de uma conta individual e tenham saldo acima de R$ 1, já receberam o crédito do PIS de forma antecipada na última terça-feira (16).

O abono para os servidores públicos vale para quem tem o número de inscrição no Pasep terminado em 3. Os saques são efetuados pelo Banco do Brasil e também acontecerão até o dia 28 de junho. Os trabalhadores vinculados ao Pasep com a inscrição com final entre 0 e 2 que ainda não retiraram o benefício também poderão efetuar os saques até essa data.

Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve estar inscrito no Pis/Pasesp há pelo menos cinco anos e deve ter trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias em 2017, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário ter os dados em dia na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do ano-base 2017.

Abono salarial de 2016 ainda pode ser retirado

Pagamento do abono salarial é feito em todas as agências da Caixa Econômica Federal, para o PIS, e do Banco do Brasil, para o Pasep

Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial – cerca de 8% deles - do ano-base 2016 também terão nova oportunidade para realizar a retirada do benefício. O prazo, que ia até 29 de junho deste ano, foi estendido até 28 de dezembro.

Link deste artigo: https://economia.ig.com.br/2018-10-18/abono-salarial-outubro-pis-pasep.html

Fonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2018-10-18/abono-salarial-outubro-pis-pasep.html