Postada em: 20/12/2017

ALB e Assembleia Legislativa relançam obras de poetas

Francisco Mangabeira e Florisvaldo Mattos foram os selecionados.

Poetas Francisco Mangabeira e Florisvaldo Mattos têm obras relançadas pela ALB e Assembleia Legislativa

Mais dois livros foram relançados através da “Coleção Mestres da Literatura Baiana”, parceria entre a Academia de Letras da Bahia e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Trata-se de Tragédia Épica (Guerra de Canudos), do poeta Francisco Mangabeira – já falecido -, e Antologia Poética e Inéditos, do acadêmico Florisvaldo Mattos, apresentados ao público na última quinta-feira (14.12), na sede da ALB, no bairro de Nazaré. Ao todo, 15 obras literárias já foram relançadas pelas entidades tendo como objetivo a difusão e preservação de livros esgotados nas principais prateleiras do país. Escritores como Ruy Espinheira, Wilson Lins, Vasconcelos Maia e João Carlos Teixeira Gomes (Joca) são alguns dos nomes que já tiveram publicações reeditadas.

O encontro contou com a presença de parentes de Francisco Mangabeira, além do organizador do livro, o acadêmico e também escritor Aleilton Fonseca, e o próprio Florisvaldo Mattos, imortal da Cadeira nº 31 da Academia. A presidente da instituição literária, Evelina Hoisel, enalteceu a parceria para o enriquecimento cultural do Estado, fala que foi corroborada pelo assessor para assuntos de cultura da Assembleia Legislativa, Délio Pinheiro, que confirmou a lançamento de novas edições para 2018.