Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3329-1016
(71) 3328-0522
Fax: (71) 3328-3168
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Notícias

Postada em: 26/12/2017

Fundação JFC presta contas de suas ações em 2017

Instituição comemorou 25 anos de funcionamento.

 

 

FUNDAÇÃO JOÃO FERNANDES DA CUNHA COMEMOROU 25 ANOS EM 2017 COM REALIZAÇÃO DE DIVERSAS AÇÕES NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E PROMOÇÃO DO SER HUMANO.

 

A Fundação João Fernandes da Cunha, criada em 21 de maio de 1992, festejou seus 25 anos de atividades ininterruptas com uma série de promoções de eventos realizadas durante todo o ano de 2017. Aconteceram neste exercício debates, palestras, lançamentos de livros, concessão da Medalha do Mérito Professor João Fernandes da Cunha a personalidades de destaque na Cidade do Salvador por relevantes serviços prestados à cultura e educação.

 

Também foram realizadas exposições de arte, artesanato, Oratório de Santo Antônio do Maestro Keiler Rêgo, apresentação da Cameratas do TCA, show musical com a professora Eliana Suarez e convidados, dentre outros eventos. Apresentações essas sempre visando cumprir com a filosofia e o objetivo da Fundação JFC: de estimular a cultura, educação e promoção do ser humano.

 

Veja de forma detalhada o que a Fundação JFC fez em 2017:

 

21 de maio –25 Anos da Fundação João Fernandes da Cunha: Realização daPalestra: "Nossa Senhora de Fátima” proferida pelo Dr. Renato Cruz Vieira que discorreu sobre a história da Santa. Nessa noite comemorativa ao aniversário da instituição, fez-se no Momento Musical uma homenagem ao sambista Riachão, de 96 anos, que teve suas músicas apresentadas na voz do cantor e compositor Tonho Matéria e convidados.

 

05 de junho - Oratório de Santo Antonio - com o Maestro Keiler Rego.

 

28 de agosto - Palestra "SANTO AGOSTINHO E SEU PENSAMENTO" proferida pelo ProfºGermano Dias Machado.

 

12 de setembro - CAMERATAS PARA TODOS - Apresentação da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA).

 

24 de Outubro - SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA - Palestra "A PAISAGEM PITORESCA E OS CONTRASTES DE SALVADOR" proferida pelo Historiador Daniel Rebouças que discorreu sobre a história da Cidade.

 

23 a 29 de outubro - Exposição artesanal: "Como um poeta que brinca com as palavras, o artesão faz com as mãos sua poesia".

 

06 de novembro - Palestra: "A importância do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Judiciário Brasileiro - proferida pelo Des. do TJ da Bahia Osvaldo de Almeida Bomfim.

 

14 de dezembro - NATAL NA FUNDAÇÃO JFC - Apresentação do Show "Mensagens de Otimismo" com alunos e convidados da Profª. Eliana Suarez.

 

Estatística da Biblioteca em 2017 - Fevereiro a Novembro:

CONSULTASAO ACERVO–4.171.

EMPRÉSTIMO DE LIVROS - 1.229.

ACESSO À INTERNET - 284.

USUÁRIOS CADASTRADOS - 11.023 (desde a sua fundação).

LIVROS CADASTRADOS - 17.000 (desde a sua fundação).

 

HISTÓRICO:

A FUNDAÇÃO JOÃO FERNANDES DA CUNHA, FUNDADA EM 21 DE MAIO DE 1992, É UMA INSTITUIÇÃO DE CARÁTER CULTURAL, EDUCATIVO E PROMOCIONAL DO SER HUMANO, COMO BEM DEFINE O SEU LEMA “HOMINEM EVEHERE”.

 

DA LONGA EXPERIÊNCIA DO INSTITUIDOR, O PROFESSOR JOÃO FERNANDES DA CUNHA, COMO EDUCADOR, RESULTOUA CONVICÇÃO DE QUE, PARA O SER HUMANO ALCANÇAR MELHOR INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE, É FUNDAMENTALAPROFUNDAR O SEU CONHECIMENTO.

 

DAÍ NASCEU A BIBLIOTECA DA FJFC, FONTE PRINCIPAL DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DAQUELES QUE A FREQUENTAM. O ESPAÇO INAUGURADO EM 21 DE MAIO DE 1996 É ABERTO A TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE E DISPÕE DE ACERVO DE 17 MIL LIVROS, ALÉM DE REVISTAS, JORNAIS E CLIPPINGS QUE COBREM VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. SUA ESTRUTURA OFERECE SERVIÇOS DE

 

REFERÊNCIA, LEITURA E PERIÓDICOS, CIRCULANTE E INFORMAÇÃO À COMUNIDADE.

 

A FUNDAÇÃO ACOLHE NA SUA SEDE A ACADEMIA BAIANA DE EDUCAÇÃO, O GRUPO DE AÇÃO CULTURAL DA BAHIA (GACBA) E O GRUPO DE TEATRO ARTE, AMOR E POESIA.

 

É PRESIDIDA PELO MÉDICO SILVONEY SALES DE ALMEIDA QUE DÁ CONTINUIDADE AO BRILHANTE TRABALHO DESENVOLVIDO PELO PROFESSOR JOÃO FERNANDES DA CUNHA, AUTOR DO PENSAMENTO:

"Minha vida, desde a juventude, tem decorrido entre livros, professores, estudantes e cristãos. É natural, portanto, que a minha consciência esteja sempre voltada para Deus e para a promoção cultural dos meus semelhantes.”

 

João Fernandes da Cunha:

Nasceu em Juazeiro (Ba) em 21 de maio de 1921 e faleceu em 8 de dezembro de 2006 em Salvador. Graduou-se em Ciências Contábeis, Economia e Jornalismo e foi professor por 30 anos na UFBa., Ucsal e FACEBA. Aposentou-se pelo Banco do Brasil e ajudou a organizar, estruturar e implantar o Banco do Nordeste do Brasil e o Banco de Fomento do Estado da Bahia, depois transformado em Banco do Estado da Bahia (Baneb).Ele dividia o trabalho nas instituições bancárias com o de professor na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Finalidade da Fundação JFC:

A finalidade da Fundação é a de realizar projetos que visem o autodesenvolvimento do ser humano, mediante a educação, ampliação e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e elevação do nível cultural, para que possa alcançar a sua própria integração na sociedade.

 

Para atingir seus objetivos a instituição promove cursos, palestras, encontros e eventos, a exemplo de lançamentos de livros, sarau de poesia, música e exposições, como fonte de ampliação do conhecimento e expansão de suas ações diversificadas. Tudo isso visando o aperfeiçoamento individual e social.

 

A Biblioteca segue os princípios da UNESCO, de acolhimento a todos, sem qualquer distinção e proporciona aos usuários acervo de 17 mil livros cadastrados e outros multimeios, propiciando o serviço de acesso à internet, exibição de filmes e vídeos.

 

Está em fase de implantação o INFOCENTRO, que se destina a ampliar o conhecimento de informática, de forma prática, a pessoas jovens e de terceira idade.Será mais uma forma de contribuir para a redução da exclusão digital de expressiva parcela da população, ainda sem oportunidade de utilizar tão valioso e indispensável instrumento de busca da informação.

 

Vale ressaltar que para o efetivo funcionamento do INFOCENTRO, é necessária a participação no projeto de alguma entidadepública ou privada que seja parceira da Fundação.

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 – 3329-1016 / Fax: (71) 3328-3168
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com