/ Políticas & Finanças

Postada em: 11/4/2018 11:51:21

Alto índice de desemprego força brasileiro a viver de ´bico´ e trabalho informal

Venda de comida e serviços de diarista: citados por 11% dos entrevistados, que buscam alternativas ao desemprego formal.

Alto índice de desemprego força brasileiro a viver de 'bico' e trabalho informal

Por Brasil Econômico (*) | 04/04/2018 14:34

Tamanho do texto-+

Home iG  › Economia  › Carreiras

Novo cotidiano: venda de comida e serviços de diarista foram citados por 11% dos entrevistados que têm buscado alternativas ao desemprego formal

Brasil Econômico

Consequências do desemprego: levantamento também apontou que 41% dos entrevistados estão com as contas atrasadas

shutterstock

De acordo com o IBGE, havia pelo menos 13,1 milhões de pessoas em situação de desemprego no País no trimestre encerrado em fevereiro de 2018. Diante de um índice tão intenso, o que tem restado ao brasileiro é sobreviver de 'bicos' e trabalhos temporários , como apontou uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Leia também: Trabalhadores podem sacar abono salarial do PIS/Pasep de até R$ 4,2 mil. Entenda

Entre os trabalhos informais mais comuns estão os serviços gerais, composto por pedreiros, pintores e eletricistas, citado por 21% das 600 pessoas entrevistadas. Enquanto que a produção de comida para vender e serviços de diarista e lavagem de roupas foram citados por 11% dos entrevistados que têm buscado alternativas ao desemprego formal.

A pesquisa também apurou que, em média, a dedicação a esses 'bicos' e trabalhos informais é de três dias por semana.

Poder de consumo

Após a saída do emprego, 52% dos entrevistados abandonou algum projeto ou desistiu da aquisição de um sonho de consumo por causa da demissão. Além disso, 28% dos desempregados deixou de fazer reserva financeira, enquanto que 25% e 17% desistiram de reformar a casa e comprar um automóvel novo, respectivamente.