/ Políticas & Finanças

Postada em: 29/10/2018 10:25:43

Contas de luz continuam altas com bandeira tarifária amarela em novembro

Custo adicional será de R$ 1 a cada 100 kWh consumidos.

Contas de luz terão bandeira tarifária amarela em novembro

Por Brasil Econômico (*) | 26/10/2018 17:17

Home iG  › Economia

Com o início do período de chuvas, Aneel passará a adotar a bandeira tarifária amarela; custo adicional será de R$ 1 a cada 100 kWh consumidos

Nas contas de luz, a adoção de bandeiras tarifárias nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2) está relacionada aos custos da geração de energia elétrica

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (26), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária aplicada nas contas de luz em novembro será amarela. Assim, haverá uma redução na cobrança em relação aos cinco meses anteriores, quando a bandeira foi vermelha.

Para as contas de luz , a bandeira amarela tem custo de R$ 1 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Já a bandeira vermelha, que vigorava desde junho, prevê cobrança de R$ 5 a cada 100 kWh.

A justificativa para a redução na cobrança está no início do período de chuvas. Segundo a Aneel, apesar de os reservatórios ainda estarem com níveis reduzidos, a agência acredita que com o início da estação chuvosa haja elevação gradual no nível de produção de energia pelas usinas hidrelétricas.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica . A adoção de cada bandeira nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2) está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3 a cada 100 kWh; no 2, de R$ 5.

Mais economia nas contas de luz

Para economizar nas contas de luz, a Aneel faz algumas recomendações aos consumidores, como tomar banhos mais rápidos para quem usa chuveiro elétrico e diminuir o uso do ar-condicionado

Reprodução

Para evitar aumento significativo nas contas de luz, a Aneel faz algumas recomendações aos consumidores, como tomar banhos mais rápidos para quem usa chuveiro elétrico, por exemplo, e optar por uma temperatura morna ou fria.

A agência ainda sugere a diminuição no uso do ar-condicionado e que, quando o aparelho for usado, não se deixem portas e janelas abertas. Além disso, é preciso manter seu filtro sempre limpo. O consumidor também deve ficar atento ao tempo em que a porta da geladeira fica aberta e que nunca se coloquem alimentos quentes em seu interior.

Outras medidas eficazes são juntar as roupas para serem passadas de uma vez só, não deixando o ferro ligado por muito tempo, e evitar que os aparelhos fiquem no sistema stand-by (em espera) em caso de longos períodos fora de casa. Neste caso, para economizar nas contas de luz , o mais indicado é retirá-los da tomada.

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Economia - iG @ https://economia.ig.com.br/2018-10-26/contas-de-luz-em-novembro.html