Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Academia Baiana De Educação

Fundação Cidade Mãe oferece aulas de música gratuitas

As aulas acontecem no Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) de Saramandaia

Com o objetivo de utilizar a música como instrumento de transformação de vidas, a Fundação Cidade Mãe (FCM) tem promovido aulas de música gratuitas para crianças e adolescentes. As aulas acontecem no Centro de Convivência Socioassistencial (CCS) de Saramandaia. 

Na unidade são oferecidas aulas de canto, teclado, violão, cajón e metalofone. Com turma iniciada em março, 11 alunos participam das aulas, divididas por idade. De segunda a sexta, as aulas são ministradas para crianças de seis a 11 anos e às quartas-feiras, as aulas são ministradas para adolescentes de 12 a 17 anos.

 

Apaixonado por instrumentos musicais, o adolescente Luís Miguel da Silva, de 13 anos, disse ver uma grande oportunidade, através das aulas, de se inserir no mundo da música. “Aqui, estou tendo a oportunidade de aprender a tocar instrumentos musicais. Eu gosto demais de instrumentos de corda, como violão e guitarra”, ressaltou.

 

Experiência – O adolescente ainda conta que cada aula é uma experiência de troca de compartilhamentos. “Antes de vir para cá, eu tocava bateria, então, sempre compartilho minhas experiências com o professor e os outros colegas que também sentem vontade de se tornar, mais adiante, um baterista”.

 

Com talento reconhecido ainda quando era criança, Cauã de Souza, de 12 anos, conta que seus pais sempre o incentivaram a tomar aulas de instrumentos. “É desde criança mesmo, meus pais sempre viam um talento em mim para a música e agora estou tendo a oportunidade de estar desenvolvendo esse talento aqui. Cada aula teórica e prática que acontece é uma nova experiência que vou levando para a minha vida. As aulas fazem meus dias mais leves e felizes, festejou”.

 

Transformação – Oriunda de outros cursos promovidos pela FCM, Ana Flávia dos Santos, de 16 anos, já participou de aulas de teatro, mas sempre teve paixão pela música, apesar de nunca ter aprendido a tocar nenhum tipo de instrumento musical.

 

“Minha mãe sempre me disse que se aparecesse qualquer oportunidade, era para agarrar com as duas mãos. Por isso estou aqui hoje tomando aulas de música, não perdi tempo. Sempre tive o sonho de aprender a tocar violão, mas tinha medo de aprender. As aulas aqui têm contribuindo também para o meu desenvolvimento comportamental. Antes eu era uma pessoa muito tímida e, hoje, sou mais solta”, afirmou.

 

A gestora da unidade, Emanuele Barros, ressalta a importância da oferta dos cursos para a comunidade. “É uma enorme satisfação poder compartilhar diariamente de cada talento desse e poder enxergar a transformação que a música tem feito na vida deles. Através de cada oficina ofertada na unidade, temos uma nova descoberta de talentos”.

 

Dinâmica – As aulas são divididas por conteúdos teóricos e práticos. São trabalhados nos alunos o andamento de notas musicais, escalas, compassos, ritmos aplicados à voz e instrumentos, aquecimento vocal, dentre outras técnicas instrumentais e vocais.

 

Há 26 anos atuando como educador, o professor de música Mário Wilson enxerga as aulas como uma troca de vivência entre cada participante das aulas. “A música traz vantagens em várias áreas de nossa vida, como a sociabilização, competência matemática, letramento, forma de desenvolver a escrita. Nós aprendemos diariamente com eles, isso é muito enriquecedor para mim enquanto professor”.

 

Fonte Prefeitura Municipal de Salvador

 

 

 

 

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com