Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Academia Baiana De Educação

Livro infantil sobre diversidade foi lançado na FLIPF

A publicação é de autoria de Enéas Guerra e Antonio Miranda

O livro infantil ‘A união faz a colcha’ foi lançado às 17 horas do sábado (6), durante a 3° edição da Festa Literária Internacional de Praia do Forte (FLIPF). Com selo da Solisluna, propõe uma brincadeira em formato de pergunta: de onde vieram estes retalhos ? Da sapatilha da bailarina, do pijama da menina, da faixa do padre, do paletó do compadre… E assim começa uma divertida procura pelos donos dos retalhos, um grupo diverso de pessoas com profissões, gêneros, jeitos e aparências diferentes.

A publicação é de autoria de dois profissionais com backgrounds diferentes: Enéas Guerra, autor, designer, ilustrador e editor da Solisluna, e Antonio Miranda, publicitário, músico, ator e diretor de teatro. Guerra e Miranda se conheceram no começo da década de 1970 e logo se tornaram amigos e parceiros em diversos projetos.
A ideia do ‘A união faz a colcha’ surgiu numa conversa casual e se desenvolveu ao longo de alguns anos. O livro conta uma história infantil usando a colcha de retalhos para apresentar, de forma lúdica e divertida, a importância da diversidade e diferentes ofícios na formação da sociedade. Juntar para formar um todo com retalhos bem variados: coloridos, estampados, com cores fortes, com tons neutros, estampas conhecidas e outras bem imaginativas.

As ilustrações são lúdicas e retratam, com humor e graça, os personagens. Durante a leitura, a criança acompanha a formação de uma colcha de retalhos, que vem de lugares e pessoas diferentes, uma mistura linda, rica e colorida. “O leitor vai formando, aos poucos, essa composição e conhecendo as diferentes profissões, o que mostra esse sentido do plural”, diz Enéas Guerra, ressaltando que as diferenças, ao final, tem uma harmonia, com cada pessoa tendo um lugar na colcha. “O livro desperta na criança a noção de sociedade” garante.

A leitura é recomendada para crianças a partir de quatro anos, mas pode ser feita e apreciada por todas as idades, inclusive pelos adultos, que contarão a história para os pequenos. “Eu tenho uma neta de dois anos, que pede para mãe ler e já decorou a música toda. Ela lê o livro de cabeça para baixo, de cabeça para cima, sozinha… Já vi outras crianças, que adoram, rimam, ficam identificando a figura e começam a citar o que está sendo dito e até a cantar”, conta Antonio Miranda.

Um dos diferenciais da publicação é que ela acompanha uma música autoral, acessada através de um QR Code, no final do livro. “Quando o título estava finalizado, li o material e comecei a cantar. A melodia saiu de primeira. Falei com meu diretor musical, André Tiganá, e ele fez o arranjo, colocou as vozes e a canção ficou pronta. Tudo é música, letra, melodia, harmonia e ritmo”, esclarece Miranda. A música ‘A união faz a colcha’ é cantada por Kátia Menezes, com participação das crianças Davi Macedo e Filipe Macedo.

SERVIÇO
Lançamento do livro “A união faz a colcha”
Data e horário: 6 de agosto, às 17 horas.
Local: 3° edição da FLIPF, realizada no Castelo Garcia D’ Ávila, Praia do Forte
Contatos: Solisluna, 3369.2028/9964.4817 e 
www.solisluna.com.br, Antonio Miranda, 98888.5767 e Enéas Guerra, 99964.4839.

 

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com