Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Artigos

Prefeitura de Salvador oferece planejamento familiar gratuito nos postos municipais

Além de fornecer métodos contraceptivos, promovem a educação da população para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
O Dia Municipal do Planejamento Familiar, celebrado nesta quarta-feira (18), foi marcado por uma solenidade ocorrida no Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), na Federação. Presente no evento, o titular da Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), Decio Martins, ressaltou a importância da data, que homenageia o nascimento do cientista e médico baiano Elsimar Coutinho, especialista no assunto, além de ressaltar a estrutura municipal de saúde para o planejamento familiar.

 

Os postos de saúde municipais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento para o planejamento reprodutivo. Além de fornecer métodos contraceptivos, promovem a educação da população para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

Nessas unidades é possível ter acesso à administração do anticoncepcional, tanto injetável quanto o comprimido, além da pílula do dia seguinte e distribuição dos preservativos masculinos e femininos. Os postos fazem também a inserção do Dispositivo Intra-Uterino (DIU).

 

Quando há a vontade da mulher ou do homem em realizar a laqueadura e a vasectomia, respectivamente, faz-se o encaminhamento para o Ceparh através dos postos de saúde. Também podem ser realizados na instituição outros atendimentos, como implantação e retirada do DIU, implantes e distribuição de contraceptivos.

 

Ampliação – No mês de março, a SMS ampliou a oferta dos procedimentos ofertados aos beneficiários do SUS da capital baiana no Ceparh. O incremento garantiu o aumento em 100% da oferta das ultrassonografias transvaginais, 100% das histeroscopia cirúrgica, 25% das laqueaduras e 15% de vasectomias. O investimento foi superior a R$1,9 milhão.

 

Data – O Dia Municipal do Planejamento Familiar foi instituído no calendário oficial de eventos do municio pela Lei 9.635/2022. A data é uma homenagem ao cientista e médico baiano Elsimar Coutinho, que completaria 92 anos de nascimento este ano.

 

“É uma honra poder homenagear esse ilustre baiano que tanto nos ajudou com sua dedicação no estudo do tema. Sem dúvidas, Elsimar Coutinho tem uma contribuição enorme na construção das nossas políticas públicas voltadas para o planejamento familiar”, destacou Decio Martins. Também esteve presente na cerimônia o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira.

 

Fonte Prefeitura Municipal de Salvador

 

 

 

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com