Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
Data do evento: 08/07
No dia 8 de julho a cidade de Ouro Preto celebra seu aniversário.
Localizada no estado de Minas Gerais, a cidade é uma das mais visitadas pelos turistas nacionais e internacionais pelo seu grande patrimônio artístico construído quando era ainda "Vila Rica", um dos lugares mais ricos da colônia, por conta da extração do ouro.
Dessa maneira, uma grande número de funcionários coloniais, escravos, ordens religiosas, artistas e aventureiros foram para a região tentar a sorte. Nem todos foram agraciados, mas quem conseguiu enriquecer, mandou construir palacetes, patrocinou igrejas e suas decorações, além de encomendar obras artísticas.
Ouro Preto também foi palco de uma rebelião contra a Coroa Portuguesa, a chamada Inconfidência Mineira. Reconhecida como patrimônio estadual e nacional na década de 30, a cidade também ostenta a glória de ter sido a primeira localidade brasileira a receber o título de Patrimônio Mundial da Unesco.
Hoje é uma cidade que vive do seu passado, mas sempre de olho no futuro. Sua riqueza vem do turismo, do carnaval, dos festivais de inverno, das belas paisagens, dos monumentos únicos que a febre do ouro ali deixou.
A cidade mineira foi musa inspiradora para vários poetas e até mereceu um guia de turismo do poeta Manoel Bandeira. Eis aqui alguns exemplos de versos dedicados às suas belezas e mistérios:
Canto VI
Levados de fervor, que o peito encerra
Vês os Paulistas, animosa gente,
Que ao Rei procuram do metal luzente
Co´as próprias mãos enriquecer o erário.
Arzão é este, é Este, o temerário,
Que da Casca os sertões tentou primeiro:
Vê qual despreza o nobre aventureiro,
Os laços e as traições, que lhe prepara
Do cruento gentio a fome avara.
Cláudio Manoel da Costa (1729-1789)
Ouro Preto fala com a gente
de um modo novo, diferente.(...)
Ouro Preto, mais que lugar
sujeito à lei de finitude,
torna-se alado pensamento
que de pedra e talha se eleva
à gozosa esfera dos anjos.
Ouro Preto bole com a gente.
É um bulir novo, diferente.
Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)
Sino de bronze
neblina em prata
ouro preto.
Yeda Prates Bernis (1926)
Ouro Preto foi berço de inúmeros artistas e intelectuais que enriqueceram a cultura nacional. Eis aqui alguns nomes:
Igualmente, várias personalidades que escolheram viver ali deixaram sua marca na História: