Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
HOMENAGEM PELA PASSAGEM DO 100º (CENTÉSIMO) ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO PROFESSOR JOÃO FERNANDES DA CUNHA – EM MEMÓRIA, E PELO 30º (TRIGÉSIMO) ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA FUNDAÇÃO QUE LEVA O SEU NOME.
Salvador, 5 de julho de 2022
São poucas as pessoas que têm o privilégio de chegar ao centésimo aniversário de nascimento e festeja-la. São poucas as pessoas que têm uma vida tão cheia de adversidades, mas, tão rica de histórias para contar e comemorar. São poucas as pessoas que têm o privilégio de ter uma família tão unida e poder convidar os parentes e amigos para essa maravilhosa comemoração. Completar 100 anos de nascença é algo memorável a ser comemorado, principalmente, por se chegar a essa idade com muitas lutas, e muitas vitórias. Somente as pessoas escolhidas e direcionadas por Deus desde o seu nascimento é que podem comemorar essa idade, e olhar para traz e ver o legado deixado para a sociedade, a família e para os soteropolitanos, baianos e brasileiros em geral. Ter um aniversário feliz é ver a árvore plantada, germinada e frutificada, gerando frutos, principalmente para uma sociedade carente na educação, na cultura e na promoção do ser humano.
Todos aqui estamos muito emocionados porque essa é uma data marcante, que infelizmente nem todo mundo consegue alcançar. E o homenageado, uma vez mais, foi a exceção à regra, porque Deus e N. S. das Grotas estavam em seu caminho, e já tinham o escolhido para ser o mestre desse labor.
O GACBA na presença de seu presidente Antônio Jorge Barbosa desde 2007, e com o aval dos demais membros associados, queremos nos associar aos familiares do professor João Fernandes da Cunha, por essa passagem tão simbólica do 100º aniversário de nascimento de tão ilustre professor, e por ter passado por este orbi e ter deixado um legado tão importante para toda a sociedade baiana e principalmente a soteropolitana. Homenagem esse vulto histórico, acadêmico, formador de mentes intelectuais, que certamente sentiram-se honrados por terem sido seus discípulos. Uma festa maravilhosa, uma homenagem perfeita. O lançamento do livro “LIÇÕES DE MESTRE” da jornalista Kátia Borges, rico nos detalhes, e fotos com uma ortografia perfeita, nos leva a viajarmos nos barcos com carrancas do Velho Chico e conhecermos o Rio Salitre, local de nascimento de um de seus filhos que marcou seu nome no acervo cultural da nossa Bahia. O salitrense (distrito de Juazeiro) e juazeirense, mestre, professor Dr. João Fernandes da Cunha; sua foto na capa do livro de sua biografia, revela tudo que seu coração e sua inteligência proporcionaria este mundo cultural, educacional e promocional do ser humano, tudo que a Bahia precisava e a sede da Fundação que leva o seu digníssimo nome faz a todas as pessoas e frequentadores da biblioteca, e que se solidarizam por esse espaço cultural. Não existiu alguém mais bondoso, honesto, honrado, sábio, meigo e gentil do que o professor Dr. João Fernandes da Cunha. E por isso que esta data ficou marcada nos anais da História e da memória de Salvador, da Bahia e do Brasil, como também de todos os familiares Fernandes da Cunha e amigos. Assim vale a pena viver! Assim vale a pena estar vivo na história e na memória de todos.
Feliz aniversário, com as bênçãos divinas de Jesus e da Virgem Maria, que celebram no céu com os anjos, arcanjos e santos, sua entrada gloriosa na eternidade desde 8 de dezembro de 2006 e fazem memória, com os familiares e amigos, ao cidadão de fé que foi João Fernandes da Cunha durante sua vida terrena.
Como dizem, “ninguém morre enquanto permanece vivo no coração de alguém”.
Nosso afeto e orações para sempre.
Antonio Jorge Barbosa
Presidente do Grupo de Ação Cultural da Bahia - GACBA