Targino Gondim na solenidade da Fundação João Fernandes da Cunha

O artista fará uma apresentação no dia 14 no Salão Nobre da FJFC

Targino Alves Gondim Filho nasceu em Salgueiro (PE) em 7 de outubro de 1972. Mudou-se para a cidade de Juazeiro, na Bahia, aos quatro anos de idade e, oito anos depois, começou a tocar sanfona por intercessão do pai. Com 18 anos, começou a apresentar-se em shows nas cidades interioranas de Pernambuco.

Seu primeiro sucesso na região se deu com "Até Mais Ver", no ano de 1994; isto o levou a se apresentar na televisão, ganhando maior projeção. Cinco anos depois Targino foi descoberto pela apresentadora Regina Casé e teve sua canção "Esperando na Janela" incluída no filme de 2000, Eu, Tu, Eles.

Em 2001 apresentou-se na "Tenda Raízes" do festival Rock in Rio e em 2004 "Esperando na Janela" se tornou a música mais executada no Brasil. A canção já lhe rendera, em 2001, o Grammy Latino como melhor música brasileira.

Além das composições próprias, Targino apresenta remakes de canções de Luiz Gonzaga e já gravou com artistas como Margareth Menezes, Elba Ramalho e Dominguinhos; seu primeiro CD, em 2001, foi lançado pela gravadora "Geleia Geral", de Gilberto Gil.

Em 2010 Gondim foi agraciado na 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira como o melhor cantor regional.

Em 2018 saiu candidato a deputado federal pela Bahia, no Partido Verde, ficando na suplência; na ocasião declarou ser divorciado e ter ensino médio completo e ser natural do estado da Bahia.

Em 2020 candidatou-se ao cargo de vice-prefeito de Juazeiro pelo Cidadania porém não foi eleito.