Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
Brasil viu total de alunos matriculados baixar 1,3 milhão no ano passado
Por iG São Paulo | 31/01/2019 13:51
Número de estudantes matriculados no ensino médio caiu 7,1%, enquanto total de alunos no ensino integral subiu abaixo da meta; Inep atribui carteiras vazias à migração de alunos para o EJA e ao aumento na taxa de aprovação
Censo escolar 2018 foi divulgado nesta quinta-feira pelo Inep
O censo escolar de 2018, divulgado pelo Inep nesta quinta-feira (31), registrou 48,5 milhões de matrículas nas 181,9 mil escolas de educação básica brasileiras. O número significa queda de 1,3 milhão de alunos em relação a 2014, numa redução de 2,6% em cinco anos.
Segundo o Inep , o número total de estudantes matriculados no ensino médio diminuiu 7,1%. As matrículas no ensino integral, por outro lado, aumentaram após a reforma do ensino médio aprovada em 2017 por Michel Temer (MDB) – ainda assim, abaixo da meta traçada.
A gestão do ex-presidente conseguiu aumentar o percentual de estudantes que passam sete horas por dia na escola, que era de 7,9% em 2017, para 9,5% em 2018. Porém, a meta era de que as matrículas chegassem a 13% já no fim do ano passado.
Em 2016, o Brasil tinha 8,1 milhões de estudantes no ensino médio . Desses, 518 mil passavam sete horas por dia na escola. Já em 2018, essa quantidade subiu para 735 mil, mas o total de matrículas do ensino médio caiu para 7,7 milhões.
Segundo o diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, o total de matrículas do ensino médio segue tendência de queda nos últimos anos. “Isso se deve tanto a componentes demográficos, quanto à melhoria no fluxo no ensino médio, no qual a taxa de aprovação subiu três pontos percentuais de 2013 a 2017. A queda também pode ser explicada pelas altas taxas de evasão e da migração de alunos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, explicou.
Já na educação infantil, o número de estudantes aumentou 11,1% de 2014 para 2018, atingindo 8,7 milhões no ano passado. Segundo o Inep, esse crescimento foi decorrente, principalmente, do aumento das matrículas da creche, de 23,8%.
O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação. Tem participação de todas as escolas públicas e privadas do país e abrange diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular; educação especial; educação de jovens e adultos (EJA); e educação profissional.
Link deste artigo: https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2019-01-31/inep-censo-escolar-2018.html
Relatório mostra que 815 milhões de pessoas passam fome no mundo
Pretende conceder férias coletivas aos funcionários? Veja passo a passo
Brasileiros pagam juros do rotativo mais caros do mundo, indica levantamento
Nova lei obriga lojas a exibirem preços com mais clareza na internet
Vai abrir uma loja virtual? Confira cinco perguntas que você deve fazer