Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
Em meio ao aumento dos casos de Covid-19 em Salvador, a Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) suspenderam o atendimento presencial de 24 a 31 deste mês. A determinação do presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (MDB), foi publicada na edição do Diário Oficial desta sexta-feira (21).
Com isso, o expediente virtual será mantido, exceto para as atividades de manutenção predial, informática, serviços gerais e segurança patrimonial.
O presidente Geraldo Júnior recomendou a todos os vereadores e servidores que mantenham as medidas preventivas recomendadas pelas autoridades de saúde.
Na quinta-feira (20), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) também anunciou que vai suspender todas as atividades presenciais por dez dias a partir desta sexta-feira (21).
De acordo com o órgão, o crescimento de infecções pela Covid-19 entre parlamentares e funcionários acendeu um alerta na Alba e o presidente Adolfo Menezes optou pelo isolamento social como mecanismo de proteção, quando as ocupações de UTIs e de leitos clínicos já ultrapassam a marca dos 70% na Bahia.
Para o presidente da AL-BA, evitar a disseminação da variante Ômicron exige atitudes mais duras de todos os gestores e a suspensão de dez dias contribuirá para isso.
O mesmo protocolo de restrições adotado quando do início da pandemia em março de 2020 será empregado, com ênfase no trabalho remoto. Como o Legislativo está em recesso, o primeiro depois de dois anos de luta contra o Covid-19, não será necessária a realização de sessões plenárias ou de comissões remotas.
O período de fechamento completo da AL-BA vai até o dia 31 de janeiro, véspera da reabertura dos trabalhos ordinários – em 1° de fevereiro.
A decisão de baixar um ato suspendendo os trabalhos presenciais ocorreu após reunião do deputado Adolfo Menezes com os superintendentes de Recursos Humanos da AL-BA, Francisco Raposo (a quem o Serviço Médico é subordinado), e da Administração e Finanças, Robson Coutinho.
Portanto, até o dia 31 de janeiro apenas os serviços mais essenciais terão acesso às dependências da Assembleia, sendo proibido o acesso do público externo.
Durante o período de suspensão, o corpo dirigente da AL-BA monitorará o ritmo de avanço da pandemia na Bahia, para identificar se haverá necessidade de implantação de medidas de distanciamento social mais severo após a reabertura dos trabalhos.
A reabertura será de forma híbrida, com as sessões plenárias e de comissões podendo ser frequentadas pelos deputados estaduais presencialmente ou de forma remota.
Fonte g1 Bahia
Relatório mostra que 815 milhões de pessoas passam fome no mundo
Pretende conceder férias coletivas aos funcionários? Veja passo a passo
Brasileiros pagam juros do rotativo mais caros do mundo, indica levantamento
Nova lei obriga lojas a exibirem preços com mais clareza na internet
Vai abrir uma loja virtual? Confira cinco perguntas que você deve fazer