Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
O presidente da França, Emmanuel Macron, foi reeleito neste domingo (24) ao obter entre 15,2 e 16,4 pontos de diferença sobre sua rival, Marine Le Pen, no segundo turno das eleições presidenciais, segundo quatro projeções de votos. Pesquisas de boca de urna já apontavam para uma vitória de Macron, apesar de Le Pen ter conquistado a maioria dos votos nos territórios ultramarinos franceses. Esta é a primeira reeleição de um presidente francês desde a vitória de Jacques Chirac em 2002.
A maior vantagem é dada pelo instituto Ipsos, com 58,2% de Macron contra 41,8% de Le Pen, enquanto a menor aparece na projeção do Elabe (57,6% contra 42,4%). Apesar da vitória, essas projeções mostram Macron com metade da vantagem que obteve há cinco anos.
"É uma grande diferença", disse o ministro da Saúde, Olivier Véran, enquanto o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Clément Beaune, afirmou que é "uma vitória clara". Por sua vez, o porta-voz do governo, Gabriel Attal, considerou que a reeleição de Macron é um "resultado histórico ao qual corresponde uma responsabilidade histórica".
Macron planeja falar à população somente quando resultados concretos forem divulgados e depois comemorar sua reeleição no Champ de Mars, a grande esplanada gramada localizada aos pés da Torre Eiffel que pode acomodar até 90.000 pessoas.
Le Pen reconhece derrota
Logo depois das projeções, Le Pen reconheceu sua derrota, mas denunciou o que chamou de "métodos desleais", sem entrar em detalhes, e considerou que seus resultados, onde projeções indicam em mais de 40% de votos, já são uma vitória.
Von der Leyen parabeniza Macron
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou o presidente francês, Emmanuel Macron, por sua reeleição neste domingo e disse que espera fazer "a França e a Europa avançarem juntas".
Relatório mostra que 815 milhões de pessoas passam fome no mundo
Pretende conceder férias coletivas aos funcionários? Veja passo a passo
Brasileiros pagam juros do rotativo mais caros do mundo, indica levantamento
Nova lei obriga lojas a exibirem preços com mais clareza na internet
Vai abrir uma loja virtual? Confira cinco perguntas que você deve fazer