Unicef diz que 5 milhões de crianças ucranianas precisam de ajuda humanitária

Cerca de 5,2 milhões de crianças ucranianas, incluindo 2,2 milhões de refugiados em outros países, precisam urgentemente de ajuda humanitária como resultado de uma guerra que obrigou metade das crianças do país a deixarem suas casas, advertiu nesta quarta-feira (1º) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A guerra está tendo "consequências devastadoras para as crianças em uma escala e velocidade não vistas desde a Segunda Guerra Mundial", disse o Unicef, em comunicado divulgado para coincidir com as comemorações do Dia das Crianças na Ucrânia e em outros países.

Pelo menos 262 crianças foram mortas e outras 415 ficaram feridas no conflito, principalmente em ataques com armas explosivas em áreas povoadas, e muitos desses ataques danificaram ou destruíram infraestruturas vitais para as crianças, incluindo centenas de centros educacionais e unidades de saúde.

"A guerra destruiu a vida de milhões de crianças", resumiu a diretora-executiva do Unicef, Catherine Russell, no comunicado, enfatizando que "sem um cessar-fogo urgente e uma paz negociada, as crianças continuarão sofrendo, enquanto as consequências do conflito também afetarão as crianças vulneráveis no mundo".

A agência da ONU disse que as crianças que fogem da guerra na Ucrânia correm sérios riscos de separação familiar, violência, abuso, exploração sexual, além de cair em redes de tráfico de seres humanos.

A maioria deles "foi exposta a eventos traumáticos e precisa de ajuda urgente, segurança, estabilidade, serviços de proteção infantil e apoio psicossocial, especialmente aqueles que estão desacompanhados ou foram separados de suas famílias", disse o Unicef.

A organização, que prestou assistência a mais de 610 mil crianças e prestadores de cuidados psicossociais no conflito, apelou à comunidade internacional por US$ 948 milhões para financiar sua resposta humanitária, tanto na Ucrânia quanto nos países de acolhimento de refugiados ucranianos.

Fonte Gazeta do Povo