Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
Uma pesquisa do instituto Gerp, divulgada no sábado (29 de março), revela que o governo do presidente Lula (PT) possui apenas 31% da aprovação dos brasileiros, enquanto 61% dos entrevistados demonstra insatisfação. Outros 7% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.
Os dados indicam uma queda na aprovação presidencial desde fevereiro, quando o índice era de 32%. A desaprovação, por sua vez, aumentou de 59% para 61% no mesmo período.
A avaliação do desempenho pessoal de Lula segue estável, mas com nuances negativas. O percentual daqueles que consideram sua gestão “ótima” ou “boa” diminuiu de 25% para 24%. Já a parcela que avalia seu governo como “ruim” ou “péssimo” cresceu de 53% para 54%. O grupo que classifica a administração como “regular” manteve-se em 20%.
Região e Renda
No Nordeste, a aprovação cresceu de 40% para 43%, enquanto a desaprovação caiu de 50% para 48%. No Norte, a aprovação desceu de 47% para 31% e a rejeição aumentou de 48% para 63%, fazendo com que a região seja uma das mais críticas à gestão de Lula.
No Centro-Oeste, apenas 27% aprovam o governo, enquanto 70% o reprovam, consolidando este o pior índice entre todas as regiões. O Sul e o Sudeste seguem um padrão semelhante, com aprovações de 27% e 26%, respectivamente, e desaprovações superiores a 65%. Respectivamente, 68% e 67%.
A pesquisa também analisou a opinião dos eleitores conforme a faixa de renda. Entre aqueles que recebem entre 5 e 10 salários mínimos, a aprovação chega a 37%, mas a reprovação atinge 59%. Para os que ganham até um salário mínimo, 36% veem o governo de forma positiva, enquanto 53% desaprovam a gestão.
Nos segmentos de renda mais alta, a insatisfação entre os que recebem entre 10 e 20 salários mínimos alcança 76%. Já no grupo de 20 a 30 salários mínimos, o índice chega a 61%.
O levantamento foi feito entre os dias 22 e 27 de março de 2025, ouvindo 2.000 eleitores. A margem de erro é de 2,24 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95,55%.
Relatório mostra que 815 milhões de pessoas passam fome no mundo
Pretende conceder férias coletivas aos funcionários? Veja passo a passo
Brasileiros pagam juros do rotativo mais caros do mundo, indica levantamento
Nova lei obriga lojas a exibirem preços com mais clareza na internet
Vai abrir uma loja virtual? Confira cinco perguntas que você deve fazer