Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
Agora ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump não tem mais conta no Twitter. Seu perfil foi suspenso após a rede social considerar que ele incitou a violência ocorrida no Capitólio, dia 6 de janeiro. Sabe quem continua tendo conta no Twitter? Criminosos e traficantes de drogas do Rio de Janeiro, que usam a rede para vender maconha, cocaína e ecstasy, promover bailes funk e ameaçar facções rivais e a polícia.
São contas com milhares de seguidores, que existem há vários anos, sem que tenham sido incomodadas pela gigante americana de tecnologia. O repórter Gabriel de Arruda Castro revelou que as contas têm ligações com o Comando Vermelho, Terceiro Comando Puro e Amigos dos Amigos (ADA), organizações criminosas perigosíssimas.
Questionado pela reportagem, o Twitter Brasil disse que suspendeu as contas, mas algumas permaneceram ativas fazendo apologia ao crime. Confira:
Horas depois de a Gazeta do Povo revelar o uso ostensivo do Twitter por organizações criminosas como o Comando Vermelho, a plataforma retirou do ar algumas das páginas que fazem apologia ao crime. Parte dos perfis, entretanto — incluindo o de bocas de fumo que divulgam seus “produtos” por meio de fotos e vídeos — continua ativa mesmo após a denúncia.
Em nota enviada à Gazeta do Povo na manhã desta quarta-feira, o Twitter afirmou: “Temos sido cada vez mais proativos em detectar possíveis comportamentos abusivos.” A empresa anunciou ter removido os perfis @CvComunidades, @FUBA_CV, @juramentoemidia, @TCPMDOSJ e @troppadoguandu. Estas contas faziam ameaças explícitas de violência contra a polícia e facções rivais.
Apesar de afirmar que a monitoração do conteúdo violento é constante, a plataforma tolerou o funcionamento dessas páginas por um longo período - em alguns casos, mais de dois anos.
Além disso, mesmo após a publicação da reportagem, algumas contas que fazem apologia ao crime continuam ativas. Uma delas é o perfil “Boca do Azul”, que, como mostrou a Gazeta do Povo, é controlada pelo Comando Vermelho. Nesta quarta-feira (20), a página começou o dia como de costume: com um vídeo que mostra, “ao vivo”, o trabalho dos traficantes na boca de fumo. “Vem rapaziada começo os trabalho pela manhã maconha de 20 a forte boca do azul jacaré parte alta a mais falada do momento”, escreveu o perfil. O vídeo que mostra os criminosos preparando a droga ultrapassou rapidamente as 3.000 visualizações.
A “Boca do Guarani” também continua fazendo suas postagens diárias normalmente. Além de divulgar fotos de tablets de maconha, o perfil publicou ontem fotografias que ajudam os “clientes” a localizar o ponto de venda de drogas, que fica no morro do Jacarezinho.
Outros perfis ligados a organizações criminosas, como o do “Complexo do Chapadão”, “Favela do Castelar”, também continuem no ar. O Twitter informou que vai continuar a fazer uma “análise contínua” dos perfis.
Novo livro do acadêmico Guilherme Radel aborda o artesanato na Bahia
Ministério divulga lista suja do trabalho escravo
Salário mínimo tem menor reajuste em 24 anos e passa para R$ 954 em 2018
Alimentação saudável diminui até 20% das chances de câncer; confira receitas
Índice do medo do desemprego no País chega a um dos maiores níveis desde 1996