/ Academia Baiana De Educação

Decoração de Natal traz homenagens às vítimas da Covid-19 em Salvador. Veja como agendar visita no Campo Grande

Além de ambientes tradicionais como a árvore de natal, Casa do Papai Noel e túnel luminoso, espaço também tem elementos de acessibilidade. Decoração poderá ser visitada até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h

A decoração de Natal da Praça do Campo Grande, em Salvador, foi inaugurada na noite desta terça-feira (23), pelo prefeito Bruno Reis, e conta com homenagens a profissionais de saúde e vítimas da Covid-19. O tema deste ano é "Luz para Recomeçar".

espaço poderá ser visitado até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h, mediante agendamento pela internet. O site disponibiliza cinco horários (18h, 19h, 20h, 21h e 22h), e o limite é de duas mil pessoas para cada sessão. O tempo de permanência por pessoa é de até 50 minutos.

De acordo com a prefeitura de Salvador, o site de agendamento foi redesenhado para atender também as pessoas com deficiência. Além disso, a Praça do Campo Grande passa a contar com monitores para guiar os cegos, peças com descritivos em braile, além de equipe treinada em libras.

A decoração natalina conta com cerca de sete milhões de lâmpadas sustentáveis de LED e reúne opções de lazer para o público e uma estrutura com catedral composta por vitrais, Casa do Papai Noel, presépio gigante e vila natalina.

Decoração de Natal traz homenagens a vítimas de Covid em Salvador; veja como agendar visita no Campo Grande — Foto: Betto Jr./Secom

Inspirada nos castelos de cristais com composições em azulejos presente nos painéis das igrejas da Bahia, a Catedral “Luz Para Recomeçar” traz recortes de vitrais com imagens natalinas. O túnel tem nove metros de altura e 87 metros de extensão, todo coberto com micro lâmpadas de LED branco. Placas de madeira com estampas de azulejarias azul desenhadas a mão complementam a obra de arte, segundo a prefeitura.

Durante o percurso do túnel, os visitantes se deparam com três boulevards compostos de imagens e grandes lustres de cristais com iluminação. A caminhada pela catedral é embalada por uma trilha sonora composta por 20 canções que sincronizam as 250 mil microlâmpadas que preenchem o teto e as laterais da estrutura até o chão.

Já a Casa do Papai Noel é transparente com luzes natalinas e oferece a experiência de presenciar, através das janelas e portas de vidro, o cotidiano da vida do Bom Velhinho. A estrutura é dividida em dez ambientes: varanda, sala de estar, sala do trono, sala de música, escritório, quarto, banheiro, sala de jantar, cozinha e quintal, além de trenó estacionado na garagem.

O presépio, principal símbolo do Natal, é todo construído artesanalmente. Os personagens medem 80cm a 2,50m de altura e ficam presentes em um estábulo confeccionado de madeira envelhecida e palhoça. No telhado, uma estrela de Belém e um anjo anunciam o nascimento do menino Jesus.

Todo o presépio fica em um elevado de 70cm que ocupa uma área de 120m², com pintura rústica de barro e areia, representando o deserto e trazendo elementos da época do nascimento de Cristo.

Já a Vila Natalina é um espaço composto por dez "barraquinhas" que mesclam entre artigos de artesanato típicos do período em diferentes materiais, santeiros e expositores de entidade sociais.

Além disso, uma arvore lúdica e interativa com 24m também foi instalada na Praça do Campo Grande. O ornamento possui 24 janelas de madeira com pintura dourada e Iluminação. Entre as janelas, há bolas de natal de LED, fitas de presentes iluminadas e pisca-pisca com sincronia com uma trilha sonora.

Árvore de Natal sustentável

Árvore de Natal sustentável, em Salvador — Foto: Valter Pontes/Secom

Uma árvore de Natal sustentável de 22 metros, construída com 27 mil garrafas pet, foi instalada na Praça Thomé de Souza, em frente ao Elevador Lacerda, no Centro da capital baiana. Ela foi desenvolvida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

Segundo a prefeitura, a obra de arte superou a árvore montada na primeira edição do Natal Sustentável, realizado em 2019, no qual a árvore foi confeccionada com 21 metros e 22 mil garrafas pet. A expectativa é que Salvador possa conquistar mais uma vez o título de maior árvore de natal feita com material reciclado no país, concedido pelo Rank Brasil – sistema de homologação de recordes brasileiro que atua desde 1999.

O prefeito ressaltou que a árvore sustentável chama a atenção das pessoas para dois importantes elementos: a esperança e a importância da preservação do meio ambiente.

Na ocasião, foi lançada a primeira edição do “Transportando esperança”. O projeto conta com oito caminhões compactadores iluminados e sonoros que vão percorrer as principais ruas e avenidas da capital.

Fonte g1 Bahia