Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Academia Baiana De Educação

Após inundações na Bahia, meteorologia prevê chuvas fortes no Sudeste do Brasil

Segundo meteorologistas ouvidos pela BBC News Brasil, radares preveem fortes chuvas para os próximos dias nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Depois de fortes chuvas terem deixado um rastro de destruição no sul da Bahia, com mais de 20 mortes, milhares de desabrigados e cidades inteiras alagadas, agora a previsão é de temporais para o Sudeste do País.

Segundo meteorologistas ouvidos pela BBC News Brasil, radares preveem fortes chuvas para os próximos dias nos estados de GoiásMinas GeraisSão PauloRio de Janeiro e Espírito Santo.

De acordo com o meteorologista Francisco de Assis, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), espera-se que as chuvas diminuam na Bahia, norte de Minas Gerais e migrem para regiões mais ao sul.

 

"A partir desta quarta-feira (29/12), a chuva vai se concentrar em Minas Gerais, principalmente na região do Vale JequitinhonhaEspírito SantoRio de Janeiro e São Paulo. A previsão é que chova de maneira significativa nos próximos dias, inclusive na passagem de ano", afirmou Assis.

 

Por conta desse grande volume de chuvas, a expectativa é que as temperaturas também caiam e se mantenham amenas em todo o Sudeste. Segundo o Inmet, a previsão é que os termômetros não passem dos 23°C em São Paulo na sexta-feira (31/12), véspera do Ano Novo, com mínima prevista de 16°C.

De acordo com os meteorologistas ouvidos pela reportagem, a previsão é que chova cerca entre 100 e 200 mm até o próximo domingo (2/1), a mesma quantidade esperada para o mês inteiro de dezembro.

Para efeito de comparação, uma das localidades mais atingidas pelas inundações na Bahia, a cidade de Ilhéus, registrou no dia de Natal deste ano mais chuva (136mm) do que o acumulado durante o mês de dezembro inteiro em 2020 (118mm) e em 2018 (131mm).

Mas um volume tão grande de chuvas também deve causar transtornos nas regiões.

 

Espera-se que ocorram alagamentos em diversas cidades, como as capitais São Paulo e Belo Horizonte. A sequência de dias chuvosos deve encharcar o solo, o que pode proporcionar condições para deslizamentos de terra.

 

A BBC News Brasil procurou a Defesa Civil dos estados de GoiásMinas GeraisEspírito Santo e São Paulo para saber se elas prepararam algum esquema especial para as chuvas dos próximos dias, mas não obteve respostas até a publicação desta reportagem.

 


Qual a causa dessa chuva?

 

 


De acordo com o meteorologista Francisco de Assis, há um sistema de ar quente concentrado entre o sul da Bahia e norte de Minas Gerais, que vai começar a descer. Nesse movimento, essa massa encontrará uma frente fria que está se formando no Sul do país.

 

O encontro da massa quente e úmida com a fria vai causar as fortes chuvas previstas. A maior intensidade será registrada em GoiásSão PauloMinas Gerais e Rio de Janeiro. Mas também deve haver precipitações acima da média inclusive no Distrito Federal.

 

Por outro lado, o grande volume de chuva prevista para os próximos dias na região entre o sul de Minas Gerais e norte de São Paulo deve contribuir para o aumento do nível dos principais reservatórios paulistas.

 

  •  

 

De acordo com o Portal dos Mananciais, da Sabesp, os principais reservatórios que abastecem a Grande São Paulo estavam com 37,8% da sua capacidade total na manhã desta terça-feira (28/12). No mesmo dia de 2020, o site apontava 45,9%.

 

"Com certeza deverá causar um pequeno alívio no nível das represas, caso essa quantidade de chuva se confirme nessa região das cabeceiras dos rios que abastecem o sistema Cantareira, principalmente no Sul de Minas", disse o meteorologista Francisco de Assis.

 

Os temporais devem se concentrar, segundo os especialistas, no fim das tardes e início das noites. Porém, em alguns dias podem ocorrer chuvas ao longo do dia, como aconteceram nesta terça-feira na cidade de São Paulo.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os temporais que atingiram a capital paulista causaram ¿¿19 quedas de árvore no bairro de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, além de São Bernardo do Campo e Guarulhos, na Grande São Paulo. Também foram registrados oito desabamentos em Santo André e Mauá, ambas cidades da região metropolitana.

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com