Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
O arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Dom Sergio da Rocha, foi nomeado, nesta terça-feira (7), pelo Papa Francisco, membro do Conselho de Cardeais, conhecido como G-9.
“Este é mais um serviço que sou chamado a prestar à Igreja, colaborando com o Papa, e não uma honraria. Agradeço profundamente ao Papa Francisco e peço as orações de todos”, afirmou Dom Sergio.
Dom Sergio é membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina. Ele continuará arcebispo de São Salvador da Bahia.
Em março deste ano, Dom Sergio da Rocha foi nomeado membro da Congregação para os Bispos pelo Papa Francisco. A Congregação para os Bispos é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas "ad Limina" e dos encontros de bispos novos.
Além de Dom Sergio, o novo Conselho tem como membros os cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo, arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O'Malley, arcebispo de Boston; Juan José Omella, arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, arcebispo de Québec; e Jean-Claude Hollerich, arcebispo de Luxemburgo.
O cardeal Dom Sergio da Rocha tomou posse como arcebispo de Salvador e primaz do Brasil em junho de 2020, em substituição a Dom Murilo Krieger, que se aposentou.
O Papa Francisco aceitou a renúncia de Dom Murilo Krieger em março de 2020, após nove anos de arcebispado.
O cardeal Sergio da Rocha é natural de São Paulo. Ele concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos e os de Teologia no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Em seguida, obteve um Licenciado em Teologia Moral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo e um Doutorado na mesma disciplina na Academia Alfonsiana em Roma.
Fonte g1 Bahia.
Novo livro do acadêmico Guilherme Radel aborda o artesanato na Bahia
Ministério divulga lista suja do trabalho escravo
Salário mínimo tem menor reajuste em 24 anos e passa para R$ 954 em 2018
Alimentação saudável diminui até 20% das chances de câncer; confira receitas
Índice do medo do desemprego no País chega a um dos maiores níveis desde 1996