Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
O Parque Municipal Joventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade, no bairro do Itaigara, passa a ser monitorado em tempo real por um sistema de segurança com câmeras de alta tecnologia. A iniciativa da Prefeitura é realizada pela Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), órgão responsável pela gestão dos parques municiais, em parceria com a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM).
Onze câmeras que captam imagens de toda a extensão do gramado, alcançando inclusive a entrada do Anfiteatro Dorival Caymmi, foram instaladas para garantir a tranquilidade de quem utiliza e trabalha no equipamento público. Os dispositivos possibilitam visão noturna, têm sensor de movimento, 2MB de capacidade, 30 metros de alcance e gravam em HD. As imagens geradas pelas câmeras são monitoradas em tempo real na sede do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), que fica no próprio Parque, e na base do órgão, localizada na Avenida San Martin.
O sistema de segurança foi elogiado por Iana Rebeca, 13 anos, moradora do bairro Santa Cruz e frequentadora assídua do Parque da Cidade. “É muito bom poder brincar aqui no gramado e saber que estamos protegidos”, disse a adolescente, aluna de oficinas do Parque Social e que pratica atividades físicas no local três dias da semana.
O sentimento de proteção é compartilhado pela vendedora ambulante Maria da Conceição Pereira, 58 anos, que trabalha há 15 deles no local. “Isso aqui nunca esteve tão bem cuidado. Fiquei numa alegria danada quando vi colocando as câmeras e as placas que sinalizam a filmagem. Vou trabalhar em paz”, disse a comerciante de guloseimas, água mineral e refrigerantes.
O secretário em exercício da Secis, Ivan Euler, destaca que a iniciativa atende a uma necessidade antiga do Parque, que é um importante equipamento de lazer, cultura e palco de práticas ambientais e sustentáveis. “O espaço tem um potencial incrível. Além de agregar o Parque Social e o Colabore, iniciativas de fomento social e ambiental, é sempre uma opção de diversão e lazer. Aqui fica sempre cheio de famílias, principalmente aos finais de semana. Então, a gente pensou de uma forma de ajudar a segurança do patrimônio e do equipamento público, através do videomonitoramento. Agora, teremos todo o parque monitorado, possibilitando mais segurança para quem frequenta e trabalha no local”, assinalou.
Monitoramento 24h – O diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência de Salvador, Maurício Lima, explica que as ferramentas de alta tecnologia para o videomonitoramento em tempo real possibilitam mais eficiência no trabalho desenvolvido pelos agentes espalhados pelo Parque da Cidade. “Nossa intenção é oferecer mais segurança nesse espaço, por entender que que é sempre uma opção de lazer das famílias da nossa cidade”, considerou Lima.
Um outro sistema de alarme também foi instalado dentro dos containers do Sebrae Ecos, espaço recém-inaugurado pelo Sebrae e localizado no Colabore. O equipamento funciona em conjunto com a implantação de sensores de presença e movimento, que estão programados para emitir um disparo sonoro sempre que é captado algo incomum dentro dos contêineres.
Fonte: www.salvador.ba.gov.br
Novo livro do acadêmico Guilherme Radel aborda o artesanato na Bahia
Ministério divulga lista suja do trabalho escravo
Salário mínimo tem menor reajuste em 24 anos e passa para R$ 954 em 2018
Alimentação saudável diminui até 20% das chances de câncer; confira receitas
Índice do medo do desemprego no País chega a um dos maiores níveis desde 1996