Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
Estão abertas as inscrições para os cidadãos que desejarem se tornar voluntários em ações de prevenção e defesa civil na capital baiana. A seleção é feita através da Defesa Civil de Salvador (Codesal) mediante participação no curso de capacitação que será ministrado pelo órgão na sexta-feira (1º), às 8h, no auditório da Codesal, na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Durante a capacitação serão abordados temas como percepção de risco, mudanças climáticas, defesa civil institucional, orientações e dicas de primeiros socorros. Ao final do minicurso, os novos voluntários receberão certificado.
De acordo com a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana, após a formação, o voluntário deve atuar como um multiplicador das ações de defesa civil na sociedade. “O programa de voluntariado foi criado para que o cidadão compreenda a importância da sua atuação na redução de riscos com potencial de provocar acidentes, estimulando-o a se tornar um colaborador nas ações promovidas pelo órgão”, explica.
Como voluntário, o indivíduo também pode ajudar nas atividades de informação, instrução e mobilização da população em relação aos riscos de desastres e ações de socorro e resposta, no caso da ocorrência de desastres. No ano passado foram realizadas 11 capacitações, com 380 novos colaboradores formados.
Funcionamento
O programa de Voluntariado da Defesa Civil foi instituído pelo Decreto 26.459/2015 e a formação é feita todos os meses, com capacidade de receber até 60 pessoas. A atividade é realizada em conformidade com a Lei Federal nº 9.608/1998, não gerando vínculo empregatício nem remuneração de qualquer tipo, devendo para tanto o interessado assinar o correspondente Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.
Para participar é necessário realizar a inscrição através do site da Codesal, no endereço www.defesacivil.salvador.ba.
Novo livro do acadêmico Guilherme Radel aborda o artesanato na Bahia
Ministério divulga lista suja do trabalho escravo
Salário mínimo tem menor reajuste em 24 anos e passa para R$ 954 em 2018
Alimentação saudável diminui até 20% das chances de câncer; confira receitas
Índice do medo do desemprego no País chega a um dos maiores níveis desde 1996