Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Artigos
A Confederação Israelita do Brasil (Conib) condenação o apoio do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à ação proposta pela África do Sul na Corte Internacional de Justiça (CIJ) que acusa Israel de genocídio contra o povo palestino.
O embaixador palestino em Brasília, Ibrahim Alzeben, visitou o Palácio do Planalto na quarta (10) em busca do apoio brasileiro na ação, que será julgada nesta quinta-feira (11). A Conib classificou a iniciativa como “cínica e perversa”, alegando que busca impedir Israel de se defender de seus inimigos genocidas.
“Israel está apenas se defendendo de um inimigo, ele sim, genocida, que manifesta abertamente seu desejo genocida de exterminar Israel e os judeus. Nesta terrível guerra iniciada pelo Hamas, as forças de Israel tomam precauções que nenhum outro exército tomou para preservar a população civil, alertando sobre ataques em áreas urbanas, orientando civis a saírem da zona de conflito, permitindo ajuda humanitária”, disse a Conib em nota (veja na íntegra).
A entidade afirmou que a postura do governo brasileiro “diverge da posição de equilíbrio e moderação da política externa” e acusou a África do Sul de inverter a realidade com sua proposta.