A colonização da África, a Prevent Senior e os comedores inúteis
A cloroquina, remédio que causou discórdia na pandemia, foi uma das armas mais eficientes na dominação da África, escreve Paula Schmitt
Muita gente não sabe, mas uma substância extraída de uma árvore da Amazônia teve papel fundamental na invasão, ocupação e colonização da África pelos europeus. Nos séculos 18 e 19, a África era conhecida como “o túmulo do homem branco”, porque grande parte dos europeus que a tentavam invadir morriam de doenças tropicais, principalmente a malária. Mas a quinina mudou essa realidade quando passou a ser conhecida pelo invasor –e desconhecida pelo invadido.
Extraída da casca de uma árvore do gênero Cinchona, a quinina foi usada como vantagem militar, e imunizou o europeu em seu projeto de usurpação das riquezas da África. Séculos mais tarde, a cloroquina, sucessora da quinina, seria igualmente usada por uma classe privilegiada, e mantida em segredo das classes inferiores.
Na época da invasão e divisão da África entre países europeus, a malária matava negro e branco indiscriminadamente. Mas o invasor teve uma vantagem sobre o invadido que mudou o destino do continente. Essa vantagem foi o conhecimento milenar que o europeu encontrou do outro lado do mundo, e que coletou, catalogou e sistematizou até poder usá-lo como arma para o domínio de outros povos.
Algumas fontes históricas mostram que o negro da África morria menos da malária do que o europeu, provavelmente em decorrência de adaptações biológicas ou genéticas. Essa vantagem imune foi não só destruída, mas revertida com a descoberta da quinina, que acabou sendo crucial no processo que permitiu ao europeu passar de vítima –da malária– a algoz –do africano.
Segundo conta a TV pública norte-americana PBS, até 1870 apenas cerca de 10% da África tinha sido ocupada pelos europeus, e praticamente só nas regiões costeiras. Quando tentava adentrar o território, o europeu morria em números avassaladores. Mas com a sintetização e comercialização da quinina, isso mudou. “Malária, febre amarela e outras doenças tropicais na África, Índia, Ásia e Nova Guiné foram os obstáculo mais importantes à colonização europeia daquelas áreas tropicais”, diz Jared Diamond, autor do best-seller “Armas, Germes e Aço”.
Algo similar aconteceu com a colonização da Ásia pelo Reino Unido, e novamente foi a quinina que fez a diferença. “O gin-tônica salvou mais vidas e mentes inglesas do que todos os médicos do império”, disse Winston Churchill. Churchill se referia mais à água tônica do que ao gin, porque “tonic water” foi o nome que se deu à mistura de água com gás, açúcar e pó de quinina extraída da casca da cinchona.
O autor Daniel Headrick conta no livro “As Armas do Império: Tecnologia e Imperialismo Europeu no Século 19”, que provavelmente foram os jesuítas que 1º levaram para a Europa o conhecimento sobre as propriedades medicinais da cinchona ainda no século 17. Em 1846, um artigo na revista médica inglesa Lancet falava “sobre o valor da quinina na febre remitente africana”. Foi com esse conhecimento –com essa vantagem de informação– que os europeus conseguiram colonizar a África e produzir atrocidades como a que foi infligida sobre a população do Congo pelo rei Leopold (uma das histórias de maior ter.
O conhecimento sempre foi a maior arma de um povo –tanto para o ataque, quanto para a defesa. A grande colonização, portanto, é feita por meio da inteligência, mais do que a ocupação física. A Wikipedia me ajuda a mostrar em poucas linhas o que quero dizer. Veja só: a página em inglês sobre a quinina tem 3.287 palavras, e 79 referências bibliográficas. Já a página da quinina em português sobre essa substância nativa da nossa Amazônia tem 1.325 palavras, e uma única referência bibliográfica: a “Enciclopédia Britânica”.
A quinina se tornou tão crucial para o domínio de povos e territórios que em Amsterdam, então centro do comércio mundial, havia um órgão especificamente criado para controlar o mercado da quinina, seu preço e as quantias que poderiam ser vendidas. “A produção científica da cinchona foi uma tecnologia imperialista por excelência”, escreve Daniel Headrick. “Sem ela, o colonialismo europeu teria sido quase impossível na África”, diz.
Quase 2 séculos depois, médicos, jornalistas e grandes monopolistas da “farmáfia” repetiram o que os europeus do século 19 fizeram contra o negro da África: negaram ao povo o conhecimento privilegiado do que lhes poderia salvar a vida. No Brasil, ao menos 2 médicos famosos “foram pegos no flagra” usando a cloroquina para salvar suas próprias vidas, enquanto escondiam essa salvação da população mais pobre, sem acesso à informação privilegiada. Eu falo “pegos no flagra” porque a imprensa financiada pela indústria farmacêutica conseguiu transformar o uso da cloroquina em crime.
David Uip, nada menos que o coordenador de combate à covid no Estado de São Paulo, e Roberto Kalil, nada menos que médico do presidente Lula, secretamente usaram a cloroquina para salvar a própria vida. Infelizmente, eles só admitiram esse conhecimento e escolha científica sob muita pressão, como conto neste artigo.
Esses 2 médicos salvos com um remédio barato e sem patente foram desencorajados a cumprir o juramento de Hipócrates –escolhendo em vez disso a ignomínia de hipócritas– provavelmente porque eles eram adversários de Jair Bolsonaro, que defendia o remédio. Veja só como é fácil controlar o debate em um país polarizado: basta garantir que o bicho-papão defenda um bom remédio para ter certeza de que esse remédio será tratado como veneno. Para a imprensa, o interesse certamente foi mais do que predileção política.
Não é difícil entender por que a imprensa transformou a cloroquina em cicuta do dia para a noite. Uma das maneiras de se entender o poder exacerbado da indústria farmacêutica sobre o conteúdo das notícias é por meio dos gastos com publicidade. A revista de estatística Statista mostra que em 2020, o 1º ano da pandemia, a indústria farmacêutica gastou (investiu) “US$ 4,58 bilhões em publicidade” nas TVs norte-americanas de alcance nacional. Esse número não é só absolutamente gigantesco –ele também é gigantesco de forma relativa, porque essa quantia equivale a “75% do total de gastos com publicidade” no período. Na prática, isso significa algo inquestionável: a indústria farmacêutica sustentou a mídia de TV nos Estados Unidos. Na publicidade digital o investimento da indústria farmacêutica e de saúde foi ainda maior: US$ 11 bilhões em 2020.
No Brasil é possível ver alguns vestígios desse poder monstruoso e seus conflitos de interesse. Vou usar como exemplo o influencer Atila Imarino, que serviu como fonte de “informação” na pandemia por praticamente todos os veículos da mídia corporativa brasileira. Em julho de 2020, Atila já ouvia relatos de pessoas que tinham se curado da covid com a cloroquina (ou com outro remédio sem patente, como a ivermectina, que deu a seu inventor “apenas” um prêmio Nobel).
Tenho uma série de artigos sobre esse remédio, que foi a proteção que minha família e eu escolhemos durante a pandemia, entre outras razões porque ela é extremamente segura e tem menor toxicidade hepática do que o Tylenol, segundo a FDA, a agência norte-americana que regulamenta remédios. Quem quiser saber mais, recomendo os seguintes artigos:
A ivermectina, a realidade não mediada e os estudos bem projetados;
A 2ª maior tragédia;
A grande fraude e o hino à justiça;
O valor da vida e a eficácia financeira;
e O genocida, o vingador e a inversão dos papéis.
Voltando ao Atila, as evidências de que remédios sem patente estavam ajudando no combate à covid eram tão irrefutáveis que o biólogo resolveu admitir a obviedade da coisa toda com o seguinte tweet: “Sem intervenção farmacológica (sem tratamento com remédio), a mortalidade da COVID é por volta de 0,5 a 2%. O que quer dizer que, mesmo se as pessoas fossem tratadas com jujubas, 98% se curariam. Ou seja, não vai faltar história de alguém que foi curado tomando alguma coisa”.
Mas Atila foi patrocinado pela Merck, a empresa que perdeu a patente da ivermectina e estava agora recebendo financiamento dos impostos norte-americanos para a produção de um remédio bem parecido que iria custar à população dos EUA 4.900% a mais do que a ivermectina genérica, como contei aqui. Atila também foi patrocinado pela Pfizer, como é possível ver em imagens salvas de postagens na sua conta no Instagram com o alerta “parceria paga”. Coincidentemente, e não obstante a eficiência da bala jujuba, Atila recomendou o uso da vacina, um produto cujo próprio fabricante admitiu não ter eficácia comprovada.
Segundo o veterinário Albert Bourla, CEO da Pfizer, “sabemos que as duas doses da vacina oferecem uma proteção muito limitada, se houver”. Aqui, o gráfico de um artigo da Lancet mostra que a vacina da Pfizer começa a ter eficácia negativa a partir do 7º mês depois da 2ª dose. Traduzindo esse eufemismo para a galera que se deixa guiar por “parceria paga”: isso significa que depois de 7 meses da 2ª dose, a pessoa vacinada tem mais chance de pegar a covid do que quem não se vacinou.
Quem nos avisou que a cloroquina era um remédio seguro foi a Globo, em 2016. Na reportagem encabeçada por Sandra Annenberg, a Globo foi ainda mais longe do que defender a segurança da cloroquina: ela recomendou o remédio para mulheres grávidas.
Termino este artigo com 2 fatos: o 1º é sobre a amizade entre o presidente Lula e o empresário José Seripieri Filho, fundador da Qualicorp e da QSaúde, preso pela Lava Jato e atualmente o novo dono da gigante de seguros Amil. Segundo reportagem do Metrópoles, Seripieri comprou a Amil por R$ 11 bilhões, “a maior transação envolvendo uma empresa e uma única pessoa física já registrada no Brasil”.
Seripieri foi preso em julho de 2020 em uma operação “que investigava o suposto caixa 2 na campanha do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) ao Senado Federal, em 2014. Júnior teria feito doações não contabilizadas de cerca de R$ 5 milhões. Em novembro de 2020, o fundador da Qualicorp acertou um acordo de delação premiada e pagou uma multa de mais de R$ 200 milhões. Os termos do acordo e o conteúdo das declarações de Júnior permanecem sob sigilo até hoje”.
Segundo a mesma reportagem, “José Seripieri Filho é amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, e o visitou “inúmeras vezes” quando o presidente era um presidiário em Curitiba. “Em novembro do ano passado, o empresário levou Lula à COP 27, no Egito, em seu jato privado. Júnior foi o único empresário convidado para o casamento entre Lula e a socióloga Rosângela Lula da Silva, a Janja, no fim de 2022”.
O 2º e último dado é um movimento concentrado no Estado de São Paulo para a perseguição de um concorrente da Amil, a Prevent Senior. Já vi atrocidades lógicas e morais muitas vezes, mas poucas me fizeram sentir tanta vergonha pelo meu país quanto a ação civil pública iniciada pelo Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual de São Paulo contra o grupo de empresas Prevent Senior. Segundo reportagem da Carta Capital, “os órgãos pedem o pagamento de indenização por dano moral e social coletivo na Justiça do Trabalho por assédio moral e irregularidades no meio ambiente de trabalho, pesquisa com seres humanos sem autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e violações à autonomia médica, à saúde pública e aos direitos dos pacientes e consumidores do plano de saúde”.
A Prevent Senior cometeu um faux-pas imperdoável: ferindo o consenso artificial acordado na pandemia, a empresa se recusou a guardar para si o segredo que David Uip e Roberto Kalil tiveram a esperteza de não compartilhar, e salvou a vida de centenas de idosos, “comedores inúteis”, os negros africanos da nossa sociedade doente.
Paula Schmitt Paula Schmitt é jornalista, escritora e tem mestrado em ciências políticas e estudos do Oriente Médio pela Universidade Americana de Beirute. É autora do livro de ficção "Eudemonia", do de não-ficção "Spies" e do "Consenso Inc, O Monopólio da Verdade e a Indústria da Obediência". Venceu o Prêmio Bandeirantes de Radiojornalismo, foi correspondente no Oriente Médio para o SBT e Radio France e foi colunista de política dos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S. Paulo. Publicou reportagens e artigos na Rolling Stone, Vogue Homem e 971mag, entre outros veículos. Escreve semanalmente para o Poder360, sempre às quintas-feiras.