Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Artigos
O Banco Central (BC) anunciou mudanças para o sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, que já devem ser implementadas ainda nos próximos meses. As novidades incluem funções que prometem proporcionar maior funcionalidade à modalidade de pagamento e mais segurança ao usuário.
As inovações já haviam sido anunciadas no Fórum Pix, realizado pela autoridade monetária, mas foram reforçadas pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo, durante a comemoração de 60 anos da instituição na quarta-feira (2 de abril). Veja o que muda.
Pix parcelado
A partir de setembro de 2025, será possível parcelar transações Pix. O pagador poderá tomar crédito e pagar em parcelas, enquanto o recebedor receberá o valor integral imediatamente. Essa funcionalidade, de acordo com informe do Banco Central, tem como objetivo incentivar o uso do Pix no varejo, especialmente para compras de maior valor, e beneficiar pessoas que não têm acesso a crédito tradicional.
Pix em garantia
Esta modalidade ainda está em desenvolvimento e deve ser lançada em 2026. A função vai permitir que empresas usem recebíveis futuros de Pix como garantia para operações de crédito, ajudando a reduzir os custos do crédito para comerciantes e empresas que usam o Pix com frequência. Esta função não afeta o usuário físico.
Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)
Esta função já vai estar disponível a partir do mês de outubro deste ano e permite contestar transações Pix relacionadas a fraudes ou golpes diretamente pelo aplicativo do banco. Com uso facilitado, o usuário vai poder usar essa função de forma 100% digital, sem a necessidade de contato com o atendimento bancário.
De acordo com o Banco Central, além de aumentar a segurança do usuário, tem a intenção de acelerar o processo de devolução de valores transferidos por fraude, aumentando a chance de bloqueio e devolução para as vítimas.
Diferenciação de Comprovantes de Transações
Medida que já está em funcionamento desde o último dia 1º de abril, os comprovantes de pix agendados agora constam com o termo "Agendamento Pix" e o ícone de um relógio de calendário, enquanto os comprovantes de transações concluídas terão um ícone de "check".
De acordo com o Banco Central, essa mudança visa evitar o golpe do falso comprovante, onde o pagador mostra um comprovante de agendamento ao vendedor, fazendo-o acreditar que o pagamento já foi concluído, mas depois o agendamento é cancelado e o vendedor não recebe.