Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
Segundo especialistas em estudos climáticos, municípios do vale foram erguidos em áreas conhecidas como “planícies de inundação”.
O fim de semana (11 e 12 de maio) chuvoso ainda fez com que número de pessoas fora de casa aumentasse de 441 mil para mais de 618 mil.
Com sete mortes confirmadas na manhã de domingo (12), o RS chegou a 143 vítimas dos temporais e cheias que atingem o estado desde o final de abril. O boletim da Defesa Civil ainda contabilizava 131 desaparecidos e 806 feridos (50 a mais do que o dia anterior).
Um vídeo que circula nas redes sociais explica o fenômeno que causou as enchentes no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. Desde o início dos temporais, o Rio Taquari, uma importante via fluvial da região, ultrapassou os 30 metros em cidades como Estrela e Lajeado.
Até o dia 18 de abril, choveu 230 milímetros na região central do vale, já acima da média para a região, que é de 151 milímetros. O nível do rio subiu e começou a invadir as cidades. De 28 de abril até a quinta-feira 2, foram mais 501 milímetros.
A tragédia foi causada depois de um sistema de baixa pressão causar chuvas intensas e se mover em direção ao oceano. Foram observados rajadas de vento significativas e aumento do nível dos rios. Inúmeras pessoas ficaram desabrigadas.
Com as enchentes, alguns dos cidadãos foram arrastados pela correnteza. Os primeiros óbitos foram registrados em 4 de maio. Nos dias seguintes, mais corpos foram encontrados, o que contribuiu para o aumento do número total de vítimas.
Saiba mais clicando nos links abaixo:
https://revistaoeste.com/brasil/video-entenda-o-que-causou-a-enchente-no-vale-do-taquari-rs/?logged
https://www.youtube.com/watch?v=vvvrSf1Iqys