Estudantes e professores da UFBA protestam a favor da greve

Universidade completou um mês de paralisação quarta-feira, 29 de maio

Estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) protestaram na manhã de quarta-feira (29 de maio) em frente à Reitoria a favor da greve, que completou um mês. O ato começou às 10h, em seguida houve uma caminhada até o Campo Grande.

A ação foi organizada pelo comando local da greve da UFBA. Algumas das reivindicações são a recomposição do orçamento universitário, do salário dos trabalhadores da educação, reajuste das carreiras e revogação do Novo Ensino Médio e arcabouço fiscal. Os manifestantes carregam faixas e cartazes com críticas aos cortes orçamentários na educação pública feitos pelo governo federal.

Na sexta-feira (24), os professores da universidade votaram pela manutenção da greve por tempo indeterminado. A decisão foi resultado de uma votação mediante assembleia no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Haverá uma nova reunião no dia 4 de junho para discutir as pautas de Recomposição Orçamentária e Assistência Estudantil.

Neste ano, o orçamento da universidade teve corte de R$ 500 mil em relação ao ano passado. No ano passado, o Governo Lula aumentou o orçamento para pouco mais de R$ 6,5 bilhões, mas em 2024 diminuiu para R$ 6 bilhões. Hoje, são 59 instituições federais de ensino em greve docente declarada por todo o Brasil, segundo o último informe do ANDES -  Sindicato Nacional.

Clique aqui e veja mais