Por que se comemora o São João no Brasil?

Durante todo o mês de junho, o Brasil celebra os santos juninos. Só que São João se tornou especial nessas festas, principalmente nos arraiás da Região Nordeste

São João, São João! Acende a fogueira no meu coração…” A tradicional música junina “O Balão Vai Subindo” (cuja gravação original é de 1935, na voz de Carmen Miranda), sempre que é tocada anuncia como a festa de São João vai animar a noite de 13 para 24 de junho – sendo esta a mais famosa data entre as festas juninas no Brasil

As festas em comemoração aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) têm origens europeias, mas ganharam características próprias no Brasil por conta da mistura cultural que agregou elementos indígenas e africanos às celebrações por aqui. Porém, o que leva o São João a ter um destaque especial –particularmente no Nordeste – está ligado à relação do país com a Europa desde o período colonial. Descubra, a seguir, por que o São João é o santo mais celebrado nas festas juninas.

A origem das festas de São João

No Nordeste, e em outras regiões do Brasil, é muito comum ter festas específicas referindo-se ao santo, como acontece no São João de Caruaru (em Pernambuco), na Festa de São de Campina Grande (na Paraíba) e no São João da Bahia (na cidade de Salvador). Mas como e por que São João Batista se tornou tão popular para ser celebrado de forma especial?

De acordo com um artigo da Universidade Federal do Ceará (UFC), intitulado “Festas de São João: das Origens à Atualidade”, a influência e origem dessa força das festas de São João vêm de Portugal e de suas festas “sanjoaninas” – que já eram celebradas antes dos portugueses chegarem em terras brasileiras.

As festas em junho tem uma raiz nas antigas celebrações pagãs europeias, justamente porque nesse mês acontece o solstício de verão no Hemisfério Norte (e o solstício de inverno no Sul), data na qual os povos celebravam a chegada do calor a fim de obter bons resultados nas colheitas, como explica o artigo da UFC.

Quando o Cristianismo, particularmente a Igreja Católica Romana, se estabelece na Europa, a festividade pagã de junho acaba incorporada ao calendário religioso, só que passando a celebrar os santos católicos nascidos neste mês ao mesmo tempo em que mantinha alguns rituais antigos, como o uso da fogueira.

São João Batista é um santo com destaque na tradição católica por ser considerado o “precursor de Jesus”, como afirma o site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). De acordo com o catolicismo, ele era um pregador nascido em 24 de junho, na Judeia (onde hoje é Israel), e profetizou às pessoas que o “Messias estava chegando”. Anos depois, foi João quem batizou Jesus Cristo nas águas do Rio Jordão.

Como nos séculos 15 e 16 Portugal era um país extremamente religioso, com grande presença da Igreja Católica – muito forte como instituição de estado nessa época – as festas “sanjoaninas” eram bastante populares no país, sendo também uma forma de reforçar a importância do profeta que se tornou santo na religião, segundo explica o artigo da UFC.

Clique aqui e leia mais