Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
A Festa de São João, celebrada no dia 24 de junho, tem raízes tanto em tradições pagãs quanto cristãs. As festividades juninas no Brasil, que incluem São João, Santo Antônio e São Pedro, derivam de celebrações europeias do solstício de verão, marcadas por rituais de fertilidade e colheita. No entanto, a Igreja Católica adaptou essas festividades, dedicando-as aos santos católicos, com São João Batista sendo o mais proeminente.
Origem Pagã
As festas juninas no Brasil têm raízes nas festas pagãs europeias que celebravam o solstício de verão no Hemisfério Norte, por volta do dia 24 de junho. Essas celebrações tinham como objetivo garantir boas colheitas, fertilidade da terra e afastar maus espíritos. Rituais como fogueiras e danças, presentes nas festas juninas, eram comuns nessas celebrações pagãs.
Origem Cristã
A Igreja Católica incorporou as festas do solstício de verão, dedicando-as a santos, com São João Batista sendo celebrado em 24 de junho. São João Batista é considerado o precursor de Jesus Cristo na tradição cristã, tendo batizado Jesus no Rio Jordão. A Igreja Católica utilizou as festas juninas como uma forma de cristianizar as práticas pagãs, adaptando-as à sua doutrina.
No Brasil
As festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos colonizadores portugueses, misturando elementos europeus com costumes indígenas e a devoção aos santos. No Brasil, a Festa de São João é uma das celebrações mais importantes do mês de junho, especialmente no Nordeste, onde assume proporções grandiosas. As festas juninas no Brasil são marcadas por fogueiras, quadrilhas, comidas típicas à base de milho, brincadeiras e trajes caipiras.
ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com