Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Notícias

Jaciara: uma das fundadoras do Coral da Juventude

Doutora em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia, entre outros títulos, Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira, é uma das fundadoras do Coral da Juventude do Mosteiro de São Bento, em 1964 (a oficialização se deu no ano seguinte). Ela fará a apresentação do Coral no concerto de comemoração dos 60 anos, da próxima sexta-feira, 11 de julho, na Fundação João Fernandes da Cunha, no Largo do Campo Grande, número 8.

Professora permanente do mestrado em linguagens da Universidade do Estado da Bahia, Jaciara Ornélia relembra o período em que todos os fundadores do Coral eram jovens (daí o nome oficial Juventude) e abraçaram a ideia do maestro Hamilton Carvalho Lima, do padre monge Dom Bernardo Lucas, com apoio do Abade, Dom Timóteo Amoroso Anastácio.

Ela relata que, no início, o grupo cantava músicas a duas vozes, evoluindo um pouco mais adiante para quatro vozes. Em princípio, as apresentações ocorriam nas missas das 18 horas, no Mosteiro de São Bento, mas também em missas especiais, em outros dias e horários.

O sucesso do Coral da Juventude transcendeu todas as expectativas e, assim, vieram convites para apresentações em formaturas, casamentos e concertos anuais no Teatro Castro Alves, geralmente no mês de janeiro.

Jaciara explica que uma equipe interna foi formada para organizar as agendas administrativas e musicais. O Coral da Juventude se mantinha com o que arrecadava nas exibições realizadas fora do Mosteiro.

Família e livro

 

“O Coral da Juventude não foi só um lugar onde cantávamos. Foi muito mais que isso. Formávamos uma família e o papel de pai era exercido pelo maestro Hamilton e pelo padre monge Bernardo, que foram fundamentais em nossas vidas. No Coral, ocorreu minha formação moral e espiritual”, afirma Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira.

Ela considera todos os 60 anos importantes para os integrantes do Coral, mas enfatiza a manutenção constante ocorrida nas primeiras duas décadas, determinante para a existência plena do Coro, que chega a essa fase com perspectiva de continuar atuante.

Nesses anos, houve substituições em consequência do falecimento de alguns integrantes, mas o alto nível e a união do Coral permaneceram, afirma Jaciara.

“Estamos concluindo a confecção de um livro que que traz toda a história desses 60 anos do Coral da Juventude”, informa a coralista fundadora, acentuando que não há intenção de vender a obra. O objetivo é eternizar em termos literatos as seis décadas dessa bela história.

Em relação à expectativa do concerto de sexta-feira, Jaciara explica: “Fizemos dois ensaios, tendo a regente Célia com um grupo, e o regente Vinícius com outro grupo. Faremos mais um ensaio nesta quinta-feira, dia 10 de julho, quando os dois grupos se juntam. Na sexta-feira, 11, com os dois regentes, realizaremos o concerto em comemoração aos 60 anos do Coral na Fundação João Fernandes da Cunha, às 18 horas”. 

Clique aqui e veja imagens relacionadas ao Coral na galeria de fotos

 

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com