Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
Morre o filósofo Antônio Saja, aos 64 anos
Suas aulas eram bastante disputadas pelos alunos: “Eu costumo dizer que a sala de aula não é uma cela de aula”
Tribuna da Bahia, Salvador
Morreu nesta segunda-feira (11), o filósofo e professor José Antônio Saja, aos 64 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Português, para onde foi encaminhado após sofrer de grave insuficiência cardíaca. Ele mantinha uma boa relação com a Fundação João Fernandes da Cunha e no ano passado (2018), em comemoração aos 26 anos da entidade, proferiu a palestra “O leigo cristão e o diálogo com a cultura”
Saja tinha graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1977), mestrado em Artes Visuais (1995) e doutorado em Letras e Lingüística (1999) também pela Ufba.
Professor carismático, suas aulas eram bastante disputadas pelos alunos e partilhavam de uma divisa de prazer em aprender. “Eu costumo dizer que a sala de aula não é uma cela de aula”, declarava.
Em 2015, em entrevista ao site "Fatos & Points", falou mais uma vez sobre seu conceito pedagógico: "Minha relação com os estudantes é muito saudável, no sentido de que nunca me coloquei como uma pessoa que tem alguma verdade para comunicar. A noção de parceria, de imantação é o que deve se estabelecer entre um grande educador e estudante, pois somos cúmplices de uma coisa maior e busco isso na minha prática. O que um educador não deve fazer é se colocar em uma postura autoritária, isso destrói a sala de aula que é um lugar sagrado onde a mediação é o que há de melhor na cultura humana".