Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
01/04/2019
O IGHB promove nesta sexta (5 de abril), às 14h30 horas, a conferência: "Impressos, política e justiça no Império: a trajetória do editor Paula Brito (1809-1861)", do professor Rodrigo Camargo de Godoi (Unicamp).
Resumo: A trajetória de Paula Brito é analisada pelo professor Rodrigo Camargo de Godoi, uma contribuição para a história do impresso no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro oitocentista. O autor investiga as circunstâncias históricas que convergiram para o aparecimento da figura do editor no Brasil, forjadas na concorrência com os impressos franceses, então consumidos ativamente em diferentes suportes materiais, e por meio de alianças políticas que franqueavam o acesso às modalidades de financiamento instituídas pelo governo imperial, dos privilégios às loterias. Assim, analisa as redes de sociabilidade estabelecidas pelo editor-livreiro, as relações que estabeleceu com seus autores, e as adversidades do mercado livreiro no Rio de Janeiro no século XIX.
Rodrigo Camargo de Godoi é professor de História do Brasil Império na Unicamp e pesquisador do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT), concentra seus estudos na História Social da Literatura e dos Impressos no Brasil do século XIX. É autor de Um editor no Império: Francisco de Paula Brito (1809-1861) (São Paulo, Edusp; FAPESP, 2016), e organizador do volume O Futuro da coleção Crônicas de Machado de Assis (Editora da Unicamp, 2014). Com apoio do FAEPEX-Unicamp e FAPESP, atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Penas afiadas, leitores ultrajados: Crimes de imprensa nas Comarcas de São Paulo, Campinas e Bragança (1850-1930)".