Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
Arquiteto e fotógrafo, Silvio Robatto foi percussor em fotografia artística da Bahia e na utilização de recursos digitais em imagens. Admirador do estilo Barroco nomeou seu trabalho como Barroco Rebolado, fazendo referência à serenidade histórica e religiosa nas manifestações populares nacionais.
Conhecido por registrar o cotidiano baiano e as festas populares do estado, ele dizia que “as festas brasileiras, procissões e o carnaval, são festas populares mais barrocas que o próprio período barroco, pois provoca o sentindo, a alma, a sedução dos sentidos.”.
Durante o mês de setembro, a Biblioteca Juracy Magalhaes Jr Itaparica (BJMJR/Itaparica) recebe a exposição Barroco Rebolado – Silvio Robatto. Organizado pela Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult) através do Centro de Memória da Bahia (CMB), em parceira com o Centro Cultural Camilo Jesus Lima, a mostra conta com peças do acervo pessoal do artista, doados ao CMB.
A abertura acontece no dia 19 de setembro, às 11h, com participação da coreógrafa Lia Robatto, viúva do artista. A exposição fica até o dia 30 de setembro e reúne diversas peças dos mais de 50 anos de trabalho do baiano.
Serviço:
O que: Exposição Barroco Rebolado – Silvio Robatto;
Quando: De 19 a 30 de setembro, de 8h às 17h (Segunda a sexta) e 8h às 12 (sábado);
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. Itaparica (BJMJR/Itaparica).