Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
Palestra "A importância do brincar no desenvolvimento infantil"
Tema foi debatido na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Fundação João Fernandes da Cunha.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi comemorada pela Fundação João Fernandes da Cunha no dia 14 de outubro com palestras sobre "A importância do brincar no desenvolvimento infantil", ministradas pelos psicólogos e mestres em neuropsicologia Caio Morais e Jamile Chastinet. Ainda inseridos na programação, houve lançamento de livros dos palestrantes e apresentação musical da Banda de Chorinho composta por profissionais da área de Ciências Humanas: Ana Verena Carvalho – Fonoaudióloga, Leonardo da Cunha – Psicológo e Musicoterapeuta, Márcio Bernardes – Psicólogo e ator e Tito Cesar Decanio – Psicólogo.
O presidente da Fundação JFC, Silvoney Sales, e a vice Zenaide Fernandes da Cunha Almeida, destacaram a importância da Semana e o envolvimento da instituição em mais um evento educativo e cultural, acrescentando "que anualmente participamos dessa celebração e sempre com temas atuais e, em 2019, estamos trazendo mais uma importante discussão para o debate”, frisam eles. Nesse sentido, salientaram da importância do lançamento dos dois livros como instrumentos de trabalho para a prática de psicólogos, pedagogos, psicopedagogos e outros profissionais que atuam com crianças.
Os dirigentes agradeceram a presença do público, à Sra. Solange Chastinet, “Bibliotecária desta Fundação e sempre muito envolvida na organização da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, à Banda de Chorinho, e, de forma muito particular e especial, aos ilustres psicólogos Caio Morais e Jamile Chastinet, que atenderam prontamente ao nosso convite”.
Livros:
Caio e Jamile organizaram o livro “Desenvolvimento infantil e comunicação – Psicologia histórico-cultural e teoria da atividade”, obra que engloba seis artigos de autoria dos mesmos e de outros especialistas como Yulia Solovieva, Luis Quintanar, Félix Diaz, Silvana Calvo Tuleski, Adriana de Fátima Franco, Jana Glozman, Irina Shevchenco e Carla Anauate. No livro, afirma-se que o processo de comunicação humana é objeto de interesse de diversas ciências como a linguística, a sociologia, a fonoaudiologia, além da filosofia e outras. A psicologia dá atenção especial a esse tema e se interessa pelos aspectos comunicacionais, que vão muito além da transmissão de informação.
Os palestrantes também participam de um segundo livro, “Método de avaliação e Estímulo da atividade lúdica – abordagem histórico-cultural”, que tem participações de Camila Borges, Yulia Solovieva, Luis Quintanar e Félix Diaz. Na obra, com oito artigos, eles definem que a busca científica pela compreensão do desenvolvimento infantil produziu uma série de elementos que marcam sua
periodização, como aquisições psicomotoras, interação com objetos, desenvolvimento da linguagem, do apego, do desenho e muitos outros.
Caio Morais é Psicólogo pela Faculdade Ruy Barbosa – FRB e Mestre em Diagnóstico e Reabilitação Neuropsicológica, pela Benemérita Universidade Autônoma de Puebla, no México. Professor no curso de pós-graduação da FRB, Sócio-fundador e administrador do Instituto Luria de Neuropsicologia, em Salvador. Jamile Chastinet é Psicóloga pela Faculdade Ruy Barbosa – FRB e Mestra em Diagnóstico e Reabilitação Neuropsicológica, pela Benemérita Universidade Autônoma de Puebla, no México. Professora no curso de pós-graduação da FRB, Sócio-fundadora do Instituto Luria de Neuropsicologia. (Foto: Gilberto Silva).