Fundação João Fernandes da Cunha - Eventos Culturais, Biblioteca, Centro turístico - Salvador Bahia
contatos
Tel: (71) 3328-0522
ZAP: +55 71 9681-0449
e-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com
Fundação João Fernandes da Cunha

Fundação
João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Biblioteca

conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha

Fundação João Fernandes da Cunha - Visita

venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha

rss fundação joão fernandes da cunha

/ Notícias

Livro "República dos Mentecaptos"

Autoria do jornalista Fernando Vita.

 

 Uma história pitoresca de um prefeito de uma cidade fictícia localizada no Recôncavo Baiano que tem como ídolo Antônio Carlos Magalhães. Ficou curioso? Você pode conferir o desenrolar desta trama no livro 'República dos Mentecaptos', o quarto romance do jornalista e conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios Fernando Vita. 

Foto: Reprodução
'Essa é a primeira vez que trago o político Antônio Carlos Magalhães (ACM) nas minhas histórias. O personagem principal, o prefeito de 'Todavia', tem ACM como ídolo e quer imitá-lo em todas as suas nuances físicas, sociais e políticas, pois considera que desta forma terá sucesso na sua carreira. ACM tem uma qualidade de personagem imensa e tinha uma forma peculiar de fazer política', contou Fernando Vita em entrevista ao iBahia.

Ele também descreveu alguma das suas principais referências da sua escrita: "Tem uma pitidinha o realismo fantástico, semelhante a Gabriel Garcia Márquez, uma forma de escrever um tanto quanto descompromissada com os ritmos habituais da linguagem formal inspirada em José Saramago e muito da literatura de João Ubaldo Ribeiro", detalhou o escritor.
Foto: Divulgação
Quando questionado sobre o que leitor pode esperar do livro, Vita garantiu que o bom humor também é o personagem principal da obra. "Claro que cada leitor tem uma visão, mas ele mostra de uma maneira bem-humorada uma Bahia inesperada e inusitada", concluiu.

Confira a sinopse do livro:
Neste seu novo romance, República dos Mentecaptos, Fernando Vita está ainda mais divertido. Como nos livros anteriores desse escritor baiano que rende tributos a João Ubaldo Ribeiro e Fernando Sabino, a história se passa em Todavia, uma cidade imaginária, espécie de Macondo de García Márquez no Recôncavo da Bahia. Tudo ali parece absurdo e ao mesmo tempo real, com personagens e episódios fictícios e outros verdadeiros.

 
 


O prefeito megalomaníaco e admirador de Antônio Carlos Magalhães, autodenominado AMB, quer transformar o estado em República da Bahia e fazer do seu minguado município o Estado de Todavia. Ele criaria até uma moeda especial, o aceeme –um acarajé recheado custaria 5 aceemes, e um coco gelado valeria 1 aceeme e 20 aceeminhos. Um personagem garante que andar de costas faz bem para o coração. Outro diz ter o coração de banana mole, sofre e chora à toa. Rir é o melhor remédio. Ele está nas mãos do leitor. Saúde! Com boas gargalhadas.
 

Criação de Sites - Allan Carvalho
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522 ZAP: +55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com