Fundação
João Fernandes da Cunha
conheça aBiblioteca João Fernandes da Cunha
venha nos visitarFundação João Fernandes da Cunha
/ Notícias
Empresário e escritor quer também ampliar o conhecimento dos baianos sobre os grandes escritores da terra.
Por Adriano Villela e Osvaldo Lyra - Site Muita Informação.
04/03/2020 às 20h45
A Academia de Letras da Bahia reabre os trabalhos em 2020 em sessão solene no próximo dia 12. Atual presidente da instituição, o empresário e escritor Joaci Góes tem pela frente duas missões: aproximá-la da sociedade e reavivar nos baianos a vida de escritores famosos, como Castro Alves. "Quando você viaja vai nos grandes lugares onde nasceram os grandes escritores da França, Alemanha, Itália, Espanha. Aqui, posso garantir, são raríssimas entre as pessoas de nível superior, aquelas que sabem onde de fato Castro Alves nasceu e as casas onde ele viveu em Salvador".
Os projetos para a ALB foram relatados ao canal M! no podcast comandado pelo editor-chefe, Osvaldo Lyra. "Temos feito um movimento no sentido de valorizar o parque cultural da Bahia, que tem sido nos últimos anos negligenciado", destacou. " É o propósito de colocar na pauta dos interesses dos baianos tudo o que diz respeito ao seu patrimônio cultural".
Joaci Góes pretende reabrir a visitação à Casa de Castro Alves, em Salvador. O espaço é administrado pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI). O gestor da ALB já entrou em contato com o presidente da ABI, o também jornalista Walter Pinheiro, para alavancar o projeto. Junto com a Secretaria de Turismo do Estado, Joaci organiza uma excursão na terra onde nasceu o poeta, na cidade de Cachoeira.