Até 15 de janeiro, a pandemia do novo coronavírus já deixou 93.201.362 contaminados e 1.996.256 mortos no mundo
No Brasil são 8.324.294 contaminados e 207.095 mortos
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 35,08 milhões. Os dados são da Universidade Johns Hopkins (casos e óbitos) e da Bloomberg (vacinação).
ALERTA EM MANAUS
Algumas das cenas mais chocantes do período dramático da pandemia no Brasil foram vistas em Manaus entre abril e maio do ano passado. Passados mais de sete meses, a tragédia se repete na capital do Amazonas. Matéria de VEJA mostra que são vários os motivos para isso, entre eles desarticulação política, estrutura precária de saúde, imprudência da população e até uma nova variante do vírus. Para socorrer a cidade, a Anvisa autorizou o uso de oxigênio com menor pureza, uma vez que acabaram os recursos nos hospitais. Por isso, pacientes foram removidos para outras capitais e o governo do Amazonas decretou toque de recolher. Em live ao lado de Bolsonaro, o ministro Eduardo Pazuello admitiu o colapso.
A MUTAÇÃO ASSUSTA
O governo do Reino Unido decidiu banir os voos que partem do Brasil e de uma série de outros países da América do Sul após a identificação de uma nova cepa do coronavírus no Amazonas. Além do Brasil, foi proibida a entrada de viajantes de Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Os voos chegados de Portugal e do Cabo Verde também serão vetados, de acordo com a embaixada. Segundo o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, os países foram incluídos na lista "por causa de seus laços estreitos com o Brasil". A restrição não se aplica a cidadãos britânicos.
Fundação João Fernandes da Cunha
Largo do Campo Grande n° 8 – Campo Grande – CEP 40.080-121 – Salvador – Bahia – Brasil
Telefone: (71) 3328-0522
ZAP:
+55 71 9681-0449
E-mail: fundjfc@hotmail.com / fundbibli@hotmail.com